PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA MARIA PEREIRA

DISCENTE: PRISCILA MARIA PEREIRA
DATA: 11/11/2013
LOCAL: Auditório Paulo do Valle Mendes - UFPA
TÍTULO: DINÂMICA ESPACIAL DA CAÇA DE PRIMATAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA CENTRAL
PALAVRAS-CHAVES: DINÂMICA ESPACIAL , CAÇA DE PRIMATAS, COMUNIDADES RIBEIRINHAS, AMAZÔNIA CENTRAL
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A caça de subsistência tem grande importância para diversas populações tradicionais da região Neotropical, principalmente como fonte de proteína alimentar de origem animal, sendo, possivelmente, a forma mais amplamente difundida de exploração de recursos naturais nos trópicos (SMITH, 1978; AYRES & AYRES, 1979; REDFORD & ROBINSON, 1987; MARTINS, 1992; OJASTI, 1996; BODMER et. al., 1997b; FA, et. al., 2002). Apesar da importância da caça como fonte de proteína, ainda há pouca informação sobre os padrões de caça realizados (PEZZUTI & CHAVES, 2009) e a sua área de abrangência. Isto impede avaliar se as áreas de abate dos caçadores variam ao longo do tempo e quais os fatores que os influenciam essa mudança. Documentar as dimensões espaciais da caça pode ajudar a compreender melhor o seu impacto sobre as populações, bem como no desenvolvimento de melhores estratégias de conservação (ROBINSON & NEBBET, 2004). No presente trabalho propomos a aplicação destas ferramentas para a avaliação da caça de primatas por comunidades ribeirinhas das Reservas Mamirauá e Amanã, na Amazônia Central. Espera-se com este trabalho, obter informações sobre a dinâmica espacial do abate de primatas, identificando as principais áreas de abate e a mudança de padrões de abate ao longo dos anos de monitoramento da caça dentro dessas RDSs. Dados dessa natureza são escassos na literatura, e sua análise pode contribuir em muito para ações de conservação das espécies de primatas, identificando os ambientes e as espécies sobre maior pressão de caça.
Interno - 1366892 - ANA CRISTINA MENDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GLENN HARVEY SHEPARD JUNIOR
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Interno - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI