PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO SIMOES CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO SIMOES CORREA
DATA: 11/12/2015
LOCAL: sala SAT 09, no Instituto de Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Pará.

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA PLANTAÇÃO DE PALMAS (Elaeis elegans) NA CONSERVAÇÃO DE ANFÍBIOS ANUROS NA AMAZÔNIA ORIENTAL

EFEITOS; PLANTAÇÃO; PALMAS; CONSERVAÇÃO; ANFÍBIOS; AMAZÔNIA.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A perturbação e redução de áreas florestadas ocasionam a perda de hábitat de vários organismos, com efeitos que variam de acordo com o grupo ecológico, papel funcional, exigências eco-fisiológicas e capacidade das espécies de utilizar o hábitat. Anfíbios são particularmente sensíveis a perturbações ambientais, especialmente a alterações no microclima (temperatura e umidade do ar) e na disponibilidade de recursos (microhábitats reprodutivos e presas). Os modos reprodutivos de anfíbios variam desde os mais generalistas, com oviposição diretamente na água, até modos reprodutivos mais especializados, em ocos de árvores ou serrapilheira. Do mesmo modo, a dieta varia bastante, tendo espécies que se alimentam de uma grande variedade de invertebrados e espécies que se alimentam de um determinado grupo de presas. No entanto, poucos estudos testaram diferenças na diversidade dos modos reprodutivos e o tipo de dieta das espécies entre ambientes de floresta e paisagens que sofreram algum tipo de alteração. Assim, serão analisados os efeitos da plantação de palmas de dendê sobre: a) a diversidade e abundância de anfíbios anuros em uma área de floresta tropical úmida; b) os efeitos de diferenças microclimáticas e da cobertura de dossel sobre a diversidade de anuros; c) a quantidade e complexidade de modos reprodutivos de anuros; e d) o consumo de presas pelas assembleias de anuros. No município de Tailândia-PA, serão delimitadas 40 parcelas de 2100 m², sendo 20 em áreas de floresta e 20 em áreas de plantação de palmas. Em cada parcela será medida a cobertura de dossel, a temperatura e umidade do ar. Serão feitas procuras visuais e auditivas de anfíbios anuros durante as estações de maior e menor pluviosidade da região. Os modos reprodutivos de cada espécie serão baseados na literatura e/ou identificação em campo, e o grau de complexidade da reprodução será medido através de um índice que irá variar de 0 a 1, onde valores mais próximos de 0 representam reprodução mais simples e valores mais próximos a 1 representam reprodução mais complexa. Para a dieta, será retirado o conteúdo estomacal de cada indivíduo coletado, identificando-se ao menor nível taxonômico possível. É esperado que se encontre nas áreas de floresta maior diversidade de espécies de anfíbios; maior influência das variáveis ambientais sobre a assembleia de anuros na área de plantação de palma; maior variedade de modos reprodutivos, assim como maior amplitude do grau de complexidade reprodutiva; e maior variedade de presas consumidas pelas assembleias nas áreas de floresta.

Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Externo ao Programa - 2224491 - YOUSZEF OLIVEIRA DA CUNHA BITAR