PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIAN CAMILO MENDOZA PENAGOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIAN CAMILO MENDOZA PENAGOS
DATA: 14/11/2022
LOCAL: Apresentação via google meet - meet.google.com/vsv-okwq-kwk

Taxonomia integrativa de Psaironeura Williamson, 1915 (Odonata: Zygoptera: Coenagrionidae): uma abordagem morfológica, molecular e filogenética

Complexo de espécies, donzelinhas, taxonomia integrativa, delimitação de espécies.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Psaironeura é um gênero de donzelinhas da família Coenagrionidae com uma distribuição neotropical. Este gênero apresenta espécies que tem como característica principal uma forte redução das veias nas assas, tamanho pequeno e um voo frágil. Além disso, as espécies apresentam uma alta variação morfológica, fazendo com que os limites de suas espécies sejam difíceis de definir. Em relação com a taxonomia do gênero, tem se reconhecido informalmente dois grupos ao longo de sua distribuição, os quais apresentam diferenças na morfologia dos cercos e padrão de coloração. Por outro lado, as relações filogenéticas de Psaironeura não estão bem suportadas, pelo que tem sido sugerido que poderia se tratar de um grupo não natural. Baseado nesse contexto, o objetivo desta tese é realizar uma revisão taxônomica de Psaironeura a través de uma abordagem integrativa, usando dados morfológicos e moleculares como principais linhas de evidência. A tese está dividida em quatro capítulos. No capítulo 1 é fornecida a descrição de uma nova espécie para o gênero. É realizada uma comparação morfológica com as espécies mais próximas, assim como figuras e um mapa de ocorrência do novo táxon. Além disso, é realizada uma avaliação detalhada da morfologia da lígula genital, adicionando argumentos a favor sobre a sua importância taxônomica na identificação do novo táxon e das espécies próximas. No Capítulo 2 é descrita formalmente a primeira larva do grupo de espécies tenuissima. Além disso, é realizada uma comparação com a larva do grupo remissa assim como de espécies morfologicamente similares. O Capítulo 3 tem como objetivo, realizar uma revisão taxonômica de Psaironeura com ênfase na avalição dos limites das espécies do grupo tenuissima (sensu Garrison 2004) através de dados moleculares e morfométricos. São fornecidos resultados preliminares do material revisado, assim como um mapa de distribuição atualizado que inclui todas as espécies do gênero. Adicionalmente, é fornecido um resultado preliminar das relações do grupo tenuissima baseado em sequencias do COI. O capítulo 4 tem como objetivo específico avaliar a monofilia de Psaironeura através do uso de dados morfológicos e moleculares.

Interno - 3302024 - JEANE MARCELLE CAVALCANTE DO NASCIMENTO
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 16:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1