PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTO NICACIO BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO NICACIO BATISTA
DATA: 31/07/2015
LOCAL: Sala LM09 no Instituto de Ciências Biológicas/UFPA
TÍTULO: “ANÁLISE DOS DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE COMUNIDADES DE INSETOS AQUÁTICOS EM ECOSSISTEMAS NATURAIS: O PAPEL DO HABITAT, ESCALA ESPACIAL E ESTRATÉGIAS PRA CONSERVAÇÃO"
PALAVRAS-CHAVES: ESTRUTURA; COMUNIDADES; INSETOS; AQUÁTICOS;ECOSSISTEMAS; NATURAIS; CONSERVAÇÃO; AQUÁTICOS
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Pequenos riachos, em geral na região amazônica, são localizados em áreas com densa cobertura vegetal estão sob um habitat físico com entrada de luz reduzida e recebem grande quantidade de matéria orgânica vegetal alóctone, com isso gera-se um ambiente com baixa produtividade primária e dependência dos ecossistemas terrestres. Estudos em riachos de cabeceiras de áreas naturais são necessários para examinar os padrões e determinantes da diversidade da biota local e da bacia hidrográfica com um todo a fim de prover informações para gestores e tomadores de decisão sobre quais as estratégias para conservação da biodiversidade nesses frágeis ecossistemas aquáticos. O entendimento dos padrões de distribuição de espécies e da estrutura do habitat é um fator importante para a prevenção dos riscos de perda de espécies e estas informações são importantes para o planejamento de medidas para conservação, principalmente em riachos em áreas naturais. Neste trabalho, através de análise cienciométrica examinamos estudos empíricos sobre o uso de insetos da família Chironomidae em ecossistemas aquáticos e suas respostas como bioindicadores nesses ambientes. A contribuição geral dos estudos avaliados foi feita principalmente sobre a diversidade desses invertebrados como respostas às alterações de impactos de origem antrópica nos ambientes lóticos. Além disso, nosso trabalho analisa os padrões de distribuição e diversidade de Chironomidae em riachos de uma bacia hidrográfica incluída em área protegida e no seu entorno com influência de ocupação humana, onde avaliamos, sob as predições da Teoria de Habitat Templet, possíveis diferenças na condição de conservação de cada riacho avaliado, e como respostas mudanças na composição e distribuição das assembleias a estrutura do habitat e às variáveis físico-químicas. Também, como proposta adicional avaliaremos a diversidade de habitats e a disponibilidade de recursos em comunidades de insetos aquáticos de áreas naturais em diferentes substratos presentes em riachos de cabeceira. Para isso, faremos análises da composição funcional de grupos tróficos e da estrutura das assembleias dos insetos aquáticos associadas aos substratos.
Externo ao Programa - 1617769 - BRUNO SPACEK GODOY
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Interno - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Externo à Instituição - YULIE SHIMANO FEITOZA