PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: TATYANNA MARIUCHA DE ARAUJO PANTOJA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATYANNA MARIUCHA DE ARAUJO PANTOJA
DATA: 19/06/2015
LOCAL: AUDITORIO PAULO CAVALCANTE-MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

“O PEIXE BOI DA AMAZÔNIA NO BAIXO JAVARI, AM – BRASIL: CONHECIMENTO LOCAL, USO DE
HÁBITAT E CONSERVAÇÃO”

Trichechus inunguis, Sirênios, conhecimento ecológico local (CEL), ecologia animal, percepção, espécie ameaçada, Amazônia ocidental.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Trichechus inunguis desempenha um importante papel nas cadeias tróficas e na dinâmica dos corpos aquáticos onde vive. Sua importância ecológica não impediu que a espécie sofresse intenso processo de caça, apesar da proteção legal desde a década de 60. A constatação da ocorrência da espécie em trechos dos rios Javari e Quixito, nas proximidades da cidade de Atalaia do Norte, e o registro de eventos de caça na região motivaram esta pesquisa. A investigação objetivou realizar um estudo sobre aspectos do conhecimento local, uso de hábitat e conservação de Trichechus inunguis, de forma a subsidiar a definição de estratégias para sua conservação na região do Baixo Javari, Amazonas, Brasil. O primeiro capítulo buscou comparar o conhecimento local sobre o peixe-boi da Amazônia e conhecimento científico documentado sobre esta espécie. Para este fim, foram realizadas entrevistas com ribeirinhos residentes no município de Atalaia do Norte, ou em comunidades, ou casas isoladas ao longo de trechos dos rios Javari, Itaquaí e Quixito. Foram realizadas 50 entrevistas abrangendo os temas morfologia, metabolismo e idade, respiração, alimentação e migração, reprodução e interações intraespecíficas. O teor das Tabelas de Cognição Comparada (TCC) resultou em um valor médio de aderência de 0,6. Este resultado demonstra que o conhecimento local sobre a espécie estudada é passível de identificação, coleta e análise. E que é possível reconhecer nos relatos e verbalizações da população estudada, a existência de códigos cognitivos perfeitamente capazes de dialogar com o conhecimento científico, configurando a possibilidade de construção coletiva de medidas direcionadas à conservação da espécie. O segundo capítulo objetivou investigar o conhecimento local sobre os sítios de ocorrência da espécie. Foi conduzida por um ano uma amostragem em trechos dos rios Javari, Quixito e Itaquaí para investigar a adequação do uso deste tipo de conhecimento em medidas direcionadas ao estudo da espécie na natureza. Adicionalmente, o estudo se debruçou a investigar o efeito de variáveis ambientais relacionadas à ocorrência de T. inunguis na área de estudo. Para tanto, usamos modelos Lineares Generalizados (GLM) para modelar a distribuição de Trichechus inunguis usando dados de presença e ausência em sítios localizados dentro da área de estudo e sua relação com variáveis de ordem ambiental e antrópica. Reconhecemos, com base nos resultados observados, o potencial do conhecimento local acerca dos sítios de ocorrência (a taxa de sucesso de detecção de evidências de ocorrência nos sítios indicados como de ocorrência da espécie foi de 37,66%, em contrapartida a 1,43% em sítios indicados como de não ocorrência do peixe-boi). Portanto consideramos seus detentores como elementos chave no desenvolvimento de estudos ecológicos com a espécie, e que devem ser incorporados em ações de proteção a estes animais. As variáveis componentes do modelo confeccionado (EVD ~ SIT + LARG + DIST.ATN + COM + EMB1 + FLOR.ALAG) validam sua base objetiva. Além disso, o modelo demonstra que a metodologia se mostra apta a replicação em casos similares. Ainda assim, recomendações em relação à obtenção de dados em atenção às particularidades intrínsecas a cada variável analisada (configuração geográfica dos rios amostrados, uso que os animais fazem da floresta alagável, efeito dos avistamentos próximos das comunidades) são feitas no sentido de maximizar a potencialidade do uso de modelos explanatórios da ocorrência da espécie, consequentemente gerando resultados de maior confiabilidade biológica. O terceiro capítulo levantou dados de mortalidade da espécie e estudou a percepção dos ribeirinhos da região a respeito de sua conservação. Aos indivíduos contatados para o primeiro componente do estudo foram aplicadas questões a respeito dos animais, suas relações com outras espécies, o conjunto de conhecimentos míticos sobre a espécie, os seus usos, os riscos aos quais ela está sujeita, e sobre a ameaça de sua extinção.  Foi realizado um levantamento (por observação direta, participante, ou não) sobre a mortalidade de peixes-bois na área de estudo, e as diversas causas das mortes registradas. Para análise da percepção foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados de mortalidade foram registrados e analisados descritivamente. As impressões expressas previamente aos questionamentos foram majoritariamente positivas (73%), e mesmo as negativas (27%), podem embasar debates em ações de conservação regionalmente. Os resultados referentes aos riscos e mortalidade de T. inunguis trazem evidências de que a caça a estes animais ainda ocorre de forma relevante e localmente e este é um aspecto que requer estudos adicionais a este respeito. Recomendam-se estudos acerca da ecologia populacional e dinâmica de populações da espécie na área, sob a ação de uma fonte adicional de mortalidade, o fator caça.

Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS
Presidente - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Externo à Instituição - NEUSA RENATA EMIN DE LIMA