PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA JULIETE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA JULIETE DA SILVA
DATA: 03/08/2015
LOCAL: sala LM3/Instituto de Ciências Biológicas/Universidade Federal do Pará.

“Caracterização e delimitação do subgênero nominal de Edessa
(Heteroptera, Pentatomidae, edessinae)”

Taxonomia, Espécies novas, Sinonímia, Diagnose

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Edessinae é a subfamília que apresenta mais problemas taxonômicos e nomenclaturais dentro de Pentatomidae. Dos gêneros que a compõem, Edessa é o mais numeroso, polimórfico e o único que não possui uma diagnose, sendo conhecido como um “depósito de espécies” da subfamília. Como forma de revisar o gênero foram estudados e propostos oito grupos de espécies e revisados e avaliados o status taxonômico dos subgêneros de Edessa. Dentre os subgêneros apenas Edessa não foi alvo de um estudo. Assim, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar e delimitar o subgênero nominal de Edessa a partir do estudo de grupos de espécies caracterizados por possuírem os ângulos umerais desenvolvidos e projetados. Para isso, estão sendo estudados 405 exemplares pertencentes à instituições nacionais e internacionais e à coleções particulares. As descrições estão sendo realizadas a partir da análise da morfologia externa, seguindo um modelo para a subfamília, além disso, medidas e fotografias estão sendo feitas para auxiliar no reconhecimento das espécies. Com o objetivo de avaliar a monofilia dos grupos de espécies e descobrir as relações de parentescos entre as espécies será realizada uma análise cladística. Os caracteres morfológicos serão polarizados através do método do grupo externo, este composto por: duas espécies de Pentatominae, espécies tipos dos demais gêneros de Edessinae e as espécies tipos dos subgêneros de Edessa. Os caracteres serão plotados em uma matriz de dados, através do uso do Crimson Editor SVN 286, e a obtenção do(s) cladograma(s) mais parcimonioso(s) será realizada através da busca heurística por meio do programa TNT. Como resultados preliminares, o subgênero Edessa é caracterizado por apresentar os ângulos umerais desenvolvidos, projetados em diferentes graus, com o ápice arredondado ou rombo e brilhante, conexivos com coloração uniforme, bordo dorsal do pigóforo aberto dorsoposteriomente e parâmeros com a região distal com duas projeções divergentes. Um total de 40 espécies já conhecidas para a ciência e 31 espécies novas compõem o grupo alvo do presente trabalho, estas espécies foram organizadas em 14 grupos de espécies que posteriormente terão o status taxonômico avaliado. Durante as descrições foram identificadas sinonímias que serão corrigidas. A análise cladística está na fase de levantamento de caracteres, com 63 caracteres morfológicos identificados até o momento.

Interno - 1961526 - FERNANDO AUGUSTO BARBOSA SILVA
Interno - 839.559.172-15 - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO - MPEG
Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES
Externo à Instituição - LOURIVAL DIAS CAMPOS