PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LENIZE BATISTA CALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENIZE BATISTA CALVÃO
DATA: 18/05/2015
LOCAL: Sala MAT 01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS /UFPA
TÍTULO: "Padrão de distribuição de Odonata (Insecta) em sistemas aquáticos com exploração de madeira na Amazônia Oriental: Seleção de micro-hábitat e características morfológicas das libélulas"
PALAVRAS-CHAVES: "Padrão; sistemas; aquáticos; exploração; Amazônia; libélula.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: As comunidades biológicas estão distribuídas de forma espacialmente estruturada nos sistemas aquáticos, de modo que a perda de integridade do hábitat pelas ações antrópicas e as restrições impostas pelas características morfológicas das espécies, contribuem para o padrão existente da metacomunidade no ambiente. Os sistemas hídricos constituem bons modelos para identificar os processos que participam da distribuição local dos organismos. Os tributários desses sistemas, estão dispostos em uma rede dentrítica sob a restrição de múltiplas condições ambientais e são muito sensíveis as modificações que ocorrem na bacia de drenagem. Essas modificações são, principalmente, aquelas resultantes das atividades humanas, que em geral, culminam na perda da biodiversidade residente. Na região amazônica a exploração de madeira tem sido considerada uma das principais atividades que provoca altas taxas de desmatamento. Para reduzir os efeitos drásticos no ambiente, algumas técnicas de manejo florestal, como impacto reduzido, têm sido implementadas com o intuito de extrair a matéria prima do ambiente natural e promover a conservação das espécies e dos processos necessários ao funcionamento do ecossistema. Por outro lado, a exploração sem controle, conhecida como exploração convencional, altera a morfologia do canal dos ecossistemas aquáticos, reduz a cobertura vegetal e aumenta a entrada de sedimento fino, ocorrendo a perda da qualidade da água. Buscando avaliar os efeitos da extração madeireira na biodiversidade aquática, utilizaremos a ordem Odonata como organismo modelo, em virtude da sua sensibilidade as modificações no ambiente aquático, alta diversidade de espécies e serem associadas a diversos tipos de ambientes aquáticos, bem como viver na interface com o ambiente terrestre. O objetivo da tese é avaliar o padrão da distribuição das espécies de Odonata nos sistemas hídricos que se encontram distribuídos em áreas submetidas à exploração de madeira convencional e de impacto reduzido na região Amazônia Oriental. Para responder esse objetivo a tese foi dividida em três capítulos, cujos objetivos são: (i) Identificar quais são as variáveis abióticas que estruturam a composição das Odonata em igarapés de áreas referências e, posteriormente comparar se esses padrões se mantém ou são modificados em áreas com exploração de madeira convencional e com manejo de impacto reduzido; (ii) Avaliar quais são as estruturas morfológicas da ordem Odonata que estão associadas com o gradiente de métricas da cobertura da vegetação marginal; (iii) Avaliar quais são os processos de metacomunidade determinantes na distribuição das espécies de Odonata nos igarapés amostrados em áreas naturais (íntegras) e com exploração de madeira.
Externo à Instituição - ALEXANDER CHARLES LEES
Presidente - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG