Banca de DEFESA: PATRYCY ASSIS NORONHA TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRYCY ASSIS NORONHA TAVARES
DATA: 25/03/2015
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.

IMUNOREATIVIDADE PARA OS RECEPTORES DE NEUROTROFINAS p75NTR E TrkA NA ZONA SUBVENTRICULAR DE RATOS ADULTOS APÓS ISQUEMIA ESTRIATAL.

Rato, Acidente vascular encefálico, Neurotrofinas, Neurogênese, Zona Subventricular.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O receptor de neurotrofinas p75NTR é expresso em uma população de células da zona subventricular (SVZ), a principal região neurogênica do cérebro de roedores adultos. Existem evidências de que este receptor participa na regulação da neurogênese nessa região, mas não é conhecido se um evento isquêmico influencia o seu padrão de imunoreatividade. Neste trabalho, investigamos a influência de uma isquemia experimental, restrita ao estriato adjacente à SVZ; sobre o padrão de imunoreatividade para o receptor p75NTR nesta região. Ratos adultos foram submetidos à isquemia focal no estriato adjacente à SVZ, através de uma microinjeção do peptídeo vasconstritor endotelina-1 (80 pMol/l) e animais controle receberam solução salina estéril naquela região. Animais de ambos os grupos foram perfundidos 7 dias após o procedimento cirúrgico. Primeiramente foram analisados o padrão histopatológico do estriato isquêmico e a cituarquitura da SVZ, seguidos de imunoistoquímica para o receptor de neurotrofinas p75NTR. Células p75NTR + foram contadas na SVZ contra e ipsilateral ao sítio de injeção. Células p75NTR com diferentes padrões morfológicos foram encontradas em regiões discretas da SVZ de ambos os grupos, as quais nomeamos células tipo I, II, e III. Além disso, após o processo isquêmico, houve espessamento da SVZ, concomitante com a significativa redução de imunoreatividade para o receptor p75NTR. A diminuição da expressão do receptor p75NTR em células da SVZ, após isquemia estriatal, concomitante ao espessamento celular dessa região e apresença de células com distintas morfologias indicam que esse receptor pode participar na regulação da proliferação e diferenciação de células-tronco neurais na SVZ de roedores adultos, após o acidente vascular encefálico.

Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2153641 - VANIA CASTRO CORREA
Notícia cadastrada em: 23/03/2015 15:51