Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRYCY ASSIS NORONHA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRYCY ASSIS NORONHA TAVARES
DATA: 16/03/2015
LOCAL: AUDITORIO ARLINDO PINTO, PREDIO MANUEL AYRES/ICB/UFPA.

IMUNOREATIVIDADE PARA OS RECEPTORES DE NEUROTROFINAS p75NTR E TrkA NA ZONA SUBVENTRICULAR DE RATOS ADULTOS APÓS ISQUEMIA ESTRIATAL

Neurotrofinas, Neurogênese, AVE, Zona Subventricular, estriado.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Neurotrofinas são fatores de crescimento expressos por células do Sistema Nervoso, tanto durante o desenvolvimento quanto na vida adulta. O Fator de Crescimento Nervoso (NGF, do inglês- Nerve Growth Factor), o Fator Neurotrófico derivado do Cérebro (BDNF- do inglês-  Brain-derived Neurotrophic Factor), Neurotrofina-3 (NT-3) e neurotrofina-4/5 (NT-4/5) desempenham inúmeras funções relacionadas a maturação e resposta do tecido nervoso à patologias, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE). Nesta condição, o aumento da expressão das neurotrofinas pode interferir no grau de neurogênese na Zona sub-ventricular (SVZ), bem como redirecionar a corrente migratória das Células-tronco Neurais Adultas (CTNAs) para a região isquêmica. A presença dos receptores de neurotrofinas p75NTR e TrkA, em CTNAs da SVZ, indica que eles podem participar na regulação da neurogênese nessa região. Neste trabalho, investigamos a influência de uma isquemia experimental, restrita ao estriado adjacente à SVZ; sobre o padrão de imunoreatividade para os receptores p75NTR e TrkA em células dessa região. Ratos adultos foram submetidos à isquemia focal no estriado, através de uma microinjeção do peptídeo vasconstritor endotelina-1 e animais controle receberam solução salina estéril. Os animais foram divididos em grupos de 1, 3 e 7 dias após o procedimento cirúrgico. Foram analisados o padrão histopatológico do estriado isquêmico e a citoarquitetura da SVZ, seguidos de imunoistoquímica para os devidos receptores. Inúmeras células p75NTR + foram encontradas  na SVZ contra e ipsilateral ao sítio de injeção. Raríssimas células TrkA+ foram encontradas na SVZ de ambos os grupos. Além disso, após o processo isquêmico, houve espessamento da SVZ, indicando aumento da neurogênese após insulto isquêmico.

Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2153641 - VANIA CASTRO CORREA
Notícia cadastrada em: 12/03/2015 16:37