Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN COSTA MALAQUIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN COSTA MALAQUIAS
DATA: 03/03/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio Prof. Dr. "João Paulo do Valle Mendes"
TÍTULO:

EXPOSIÇAO A BAIXA CONCENTRAÇAO DE METILMERCURIO: POSSÍVEL GENOTOXICIDADE RELACIONADA COM ALTERAÇOES NA PROLIFERAÇAO CELULAR?


PALAVRAS-CHAVES:

mercúrio, metilmercúrio, genotoxicidade, dano ao DNA, ciclo celular, proliferação celular.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

O mercúrio é mercúrio é um metal que se destaca dos demais por se apresentar líquido em temperatura e pressão normais. Este xenobiótico se apresenta como a maior fonte de poluição em várias partes do mundo e tem como característica ser altamente tóxico ao sistema nervoso central. Quando liberado na forma de vapor, o metal é convertido a sua forma iônica e retorna ao solo e bacias aquáticas através da chuva. Por outro lado quando o despejo é na forma líquida diretamente no solo e leio dos rios, este metal pesado é complexado com vários elementos presentes no solo ou sedimentos e apresenta a capacidade de se acumular ao longo da cadeia trófica, um evento conhecido como biomagnificação. A amazônica se destaca por possuir todos os componentes necessários para a manutenção do ciclo biogeoquímico do mercúrio e a exposição humana a este xenobiótico e populações cronicamente expostas a este metal pesado. Sendo este fato é considerado um problema de saúde pública. É conhecido que este xenobiótico promove após a exposição aguda a altas doses dores de cabeça, tremor, redução da atividade cognitiva, constrição do sistema visual, distúrbios no sistemas somático sensorial (perestesias), auditivo, ataxia cerebelar e deficiência na memória. Entretanto os efeitos à baixas concentrações ainda não são conhecidas. Recentemente nosso grupo de pesquisa demonstrou que este poluente é capaz de alterar o equilíbrio do ciclo de divisão celular, no entanto até o momento não é conhecido o efeito sobre a proliferação celular. Desta forma este projeto se propõe a avaliar detalhadamente a ação genotóxica de doses relativamente baixas de metilmercúrio e sua relação com a proliferação celular torna-se essencial, especialmente considerando células de origem glial onde esse metal é preferencialmente acumulado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Interno - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Presidente - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ
Externo ao Programa - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Notícia cadastrada em: 25/02/2015 10:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2