Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA CAROLINE MARQUES DE OLIVEIRA

DATA: 19/04/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO LABORATÓRIO DE NEUROQUÍMICA/ICB/UFPA
TÍTULO: PAPEL DO ÓXIDO NÍTRICO NA INFECÇÃO MALÁRICA POR P. gallinaceum
PALAVRAS-CHAVES: malária, Plasmodium gallinaceum, óxido nítrico, óxido nítrico sintase, aminoguanidina, macrófagos HD11.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: A malária é uma doença infecciosa grave causada por parasitos do gênero Plasmodium que afetam diferentes hospedeiros vertebrados, e causa número elevado de mortes. Malária grave leva a morte e envolve diferentes fenômenos fisiopatológicos, tais como anemia e inflamação. Modelos experimentais são necessários para melhor compreensão de mecanismos envolvidos na patogênese da doença e desenvolvimento de novos protocolos de tratamentos. Galinhas infectadas com P. gallinaceum fornecem bom modelo de malária devido a proximidade filogenética com o Plasmodium de humano assim como aspectos clínicos comuns, como a malarioa cerebral. O óxido nítrico (NO) é uma molécula efetora importante na doença, mas pouco se sabe sobre o seu papel em modelos de malária aviaria, principalmente devido inexistência de marcadores específicos para evidenciar produção de NO no modelo. Sabe-se que galinhas infectadas com P. gallinaceum possuem alta mortalidade e elevada produção de nitrito por macrófagos. Esse modelo, quando tratado com aminoguanidina (AG), inibidor da enzima óxido nítrico sintase induzida (iNOS) mostrou níveis parasitemicos maiores, mas maior taxa de sobrevivência, além de manifestações clinicas, como anemia, mais brandas. Neste sentido é necessário melhor compreensão de aspectos fisiológicos da malária aviaria com o bloqueio da produção de NO, pelo inibidor AG. Neste contexto, o presente estudo objetiva investigar a atividade da enzima NOS e o papel do NO, durante a infecção da malária aviaria, em modelo experimental in vivo, usando como agente P. gallinaceum, e in vitro, com linhagens HD11 de macrófagos de galinha. Esse estudo proporcionará o melhor entendimento do modelo de malária aviária em galinhas, incluindo a cerebral, e envolvimento do sistema nitrérgico em galinhas infectadas com P. gallinaceum.
Externo ao Programa - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - SÉRGIO HENRIQUE SEABRA - UEZO
Notícia cadastrada em: 16/04/2013 09:51