Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE FERREIRA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE FERREIRA GUIMARÃES
DATA: 22/03/2013
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.
TÍTULO: PARÂMETROS ACÚSTICOS DA VOZ DE SUJEITOS DO SEXO MASCULINO ANTES, DURANTE E APÓS O PROCESSO DE MUDA VOCAL
PALAVRAS-CHAVES: Voz; Análise Acústica; Crescimento; Desenvolvimento; Masculino.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A voz e a habilidade vocal são diferentes em cada indivíduo e em cada fase da vida. Devido aos escassos estudos sobre a qualidade vocal de meninos e adolescentes durante a puberdade, o presente estudo teve como objetivo identificar os seguintes parâmetros da análise acústica da voz: frequência fundamental, sua variabilidade, seus índices de perturbação a curto prazo (jitter e shimmer), proporção GNE (glottal noise excitation), ruído, semitons, intensidade e diagrama do desvio fonatório; correlacioná-los entre e si e também com parâmetros do desenvolvimento e o grau do desenvolvimento puberal de sujeitos do sexo masculino. Métodos: Foram sujeitos desse estudo 126 sujeitos do sexo masculino, com idade entre 11 e 20 anos, estudantes de três escolas estaduais de Macapá, onde foi feita a coleta dos dados. Os sujeitos foram divididos em 3 grupos, 42 sujeitos com idade entre 11 e 13 anos compuseram o Grupo 1, 42 sujeitos com idade entre 14 e 16 anos o Grupo 2, e o Grupo 3 foi composto por 42 sujeitos com idade entre 17 e 20 anos. Todos os sujeitos foram submetidos à gravação da voz diretamente no computador com auxilio de microfone unidirecional. Solicitou-se emissão sustentada da vogal /é/ e fala encadeada: contagem de 1 a 10, emissão dos meses do ano e leitura de um trecho pré-estabelecido. Em seguida foram avaliados por um médico clínico geral para caracterização do desenvolvimento e grau do desenvolvimento puberal de acordo com os estágios descritos por Tanner. A análise vocal foi realizada com o programa acústico Voz Metria®.Resultados: Os sujeitos apresentaram F0 média durante a vogal sustentada de 261,25 Hz, 247,58 Hz e 126,7 Hz para os Grupos 1, 2 e 3 respectivamente. A F0 durante a fala encadeada foi de 249,16 Hz, 230,3 Hz e 122,06 Hz para os Grupos 1, 2 e 3 respectivamente. Os Grupos 1 e 2 apresentaram variabilidade da F0 igual a 200,45 Hz e 198,55 Hz, já no Grupo 3 houve decréscimo, com valor igual a 115,96 Hz. Shimmer mostrou-se alterado nos três grupos e Jitter manteve-se dentro dos padrões de normalidade. A proporção GNE e ruído estão dentro dos limites de normalidade para todos os sujeitos, porém todos os grupos apresentaram grande quantidade de semitons. A irregularidade fonatória esteve presente nos Grupos 1 e 2, estabilizando-se no Grupo 3. Houve diferença significante entre os grupos 1 e 3, e 2 e 3 em relação à F0 e variabilidade de F0. O diagrama do desvio fonatório esteve alterado nos três grupos. Quanto ao desenvolvimento, houve evolução contínua em relação à estatura e peso, os sujeitos do Grupo 1 estão a maioria nos estágios G3 e P2, os do Grupo 2 em G4 e P4, e os do grupo 3 em G4 e P5. Conclusão: Até os 16 anos os parâmetros vocais acústicos são típicos da voz infantil. Dos 17 aos 20 anos há decréscimo significativo da F0, porém a voz ainda está em processo de estabilização. Quanto mais próximos das características do desenvolvimento adulto, mais grave foi a F0 da voz dos sujeitos, sendo mais notável a partir dos 17 anos.
Externo ao Programa - 1795698 - ANDERSON RAIOL RODRIGUES
Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS DE LIMA ARAUJO - IESAM
Externo ao Programa - 2413492 - FRANCISCO XAVIER PALHETA NETO
Presidente - 1153256 - MANOEL DA SILVA FILHO