Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO MATOS CARVALHO BASTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO MATOS CARVALHO BASTOS
DATA: 01/03/2013
LOCAL: Sala LM 08 do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará.
TÍTULO: ALTERAÇÕES GENÉTICAS E EPIGENÉTICAS EM MENINGIOMAS NA POPULAÇÃO PARAENSE
PALAVRAS-CHAVES: meningioma, epigenética, metilação, genes supressores de tumor, microRNA,MTHFR.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O termo câncer refere-se a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. De um modo geral, o câncer é uma doença genética, uma vez que o fenótipo tumoral maligno resulta de alterações genéticas ou epigenéticas em uma célula, que podem conferir vantagens seletivas que serão transmitidas para suas células-filhas. O resultado é a geração de uma população clonal com crescimento aberrante e potencial metastásico. O câncer do Sistema Nervoso Central representa cerca de 2% de todas as neoplasias malignas na população mundial. Apesar de mais da metade desses tumores serem considerados benignos, eles são a principal causa de morte devidas a tumores sólidos em crianças e a terceira em adolescentes e adultos entre 15 e 34 anos. Os meningiomas são os tumores intra-cranianos mais comuns, originados das meninges que revestem o cérebro e o cordão espinhal, representando cerca de 30% dos tumores intracraniamos, com a incidência anual estimada em 6 em cada 100 mil indivíduos. O presente trabalho teve como objetivos analisar o padrão de metilação de 22 genes supressores de tumor (APC, BRCA1, CDH1, CDH13, CDKN2A, DAPK1, ESR1, FHIT, GSTP1, MGMT, MLH1, NEUROG1, PDLIM4, PTEN, RARB, RASSF1, RUNX3, SOCS1, TIMP3, TP73, VHL e WIF1) e dos microRNAs miRNA-124a2 e miRNAs 124a3; investigar a relação do polimorfismo do gene MTHFR com o padrão de metilação e aumento do risco ao meningioma; e avaliar a ocorrência de deleção/amplificação dos genes RB1, SRD, MDM2 e ZNF2 em 28 pacientes de meningiomas na população paraense.
Presidente - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Interno - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO
Notícia cadastrada em: 01/03/2013 10:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1