Notícias

Banca de DEFESA: NADYME ASSAD HOLANDA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADYME ASSAD HOLANDA DA SILVA
DATA: 13/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Link para defesa on-line: https://meet.google.com/amb-sihn-paf (código: amb-sihn-paf)
TÍTULO:

ATIVAÇÃO NITRÉRGICA DO COMPORTAMENTO TIPO ANSIEDADE INDUZIDO POR ESTRESSE AGUDO DE CONTENÇÃO EM Danio rerio (ZEBRAFISH).


PALAVRAS-CHAVES:

 estresse, comportamento tipo ansiedade, óxido nítrico, zebrafish.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O estado homeostático de um organismo está constantemente sujeito a ação de estressores, que podem variar de acordo com sua natureza e duração. A resposta ao estresse refere-se à resposta de um indivíduo frente a estes estímulos estressores, resultando em várias adaptações fisiológicas que podem levar a alterações comportamentais e desencadear distúrbios neurocomportamentais, a exemplo dos transtornos de ansiedade. Dentre as alterações que ocorrem no organismo pelo comportamento tipo ansiedade induzido pelo estresse, destaca-se a geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Nesse sentido, o óxido nítrico (NO) desempenha um papel importante na resposta adaptativa do organismo, uma vez que a exposição a estressores modifica sua produção. No entanto, os dados descritos a respeito do papel do NO no comportamento tipo ansiedade induzido por estresse não estão totalmente esclarecidos. Assim, objetivamos demonstrar farmacologicamente a participação do sistema nitrérgico na geração do comportamento tipo ansiedade induzido pelo estresse agudo de contenção (EAC) em Danio rerio (zebrafish). Para isso, utilizamos 92 peixes adultos da espécie Danio rerio (zebrafish) subdivididos nos seguintes grupos: controle (salina 0,9%), EAC, L-NAME (10 mg/kg) e L-NAME+EAC. O protocolo de EAC consistiu em manter os animais sob contenção dentro de microtubos por 90 minutos. Posteriormente, o comportamento tipo ansiedade foi avaliado no teste de Distribuição Vertical Eliciada pela Novidade (DVN) e, logo em seguida, os cérebros foram coletados para quantificação da peroxidação lipídica. Os dados foram analisados pela ANOVA de duas vias, seguida do pós-teste Tukey, considerando diferença estatística sempre que p<0,05. Nossos resultados demonstraram que a exposição ao EAC provocou um efeito ansiogênico no comportamento dos animais avaliados no teste DVN e elevou os níveis de peroxidação lipídica no cérebro do zebrafish. Por outro lado, o pré-tratamento com o inibidor da NOS (L-NAME) preveniu as alterações comportamentais e de peroxidação lipídica induzida pelo EAC. Concluímos, então, que a ativação da via nitrérgica participa da geração do comportamento tipo ansiedade induzida pelo EAC.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1557087 - AMAURI GOUVEIA JUNIOR
Presidente - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 1912060 - KAREN RENATA MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 08:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2