Banca de DEFESA: DANIELLE CRISTINNE AZEVEDO FEIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE CRISTINNE AZEVEDO FEIO
DATA: 19/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/UEPA

"AVALIAÇÃO DO USO DE NANOPARTÍCULAS LIPÍDICAS QUE SE LIGAM A RECEPTORES CELULARES COMO INSTRUMENTO PARA A TERAPÊUTICA DO CÂNCER"

Nanopartículas. LDE. Pacliatxel. Toxicidade. Cebus apella.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Sistemas de nanopartículas à base de lipídios têm sido usados como veículos experimentais para agentes quimioterápicos no tratamento do câncer. Recentemente essas preparações de nanopartículas foram testadas também em modelos animais de doenças inflamatórias cardiovasculares crónicas, doenças reumáticas entre outras. Acredita-se que esses sistemas supostamente atenuem os graves efeitos tóxicos de agentes quimioterápicos antineoplásicos. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da associação do paclitaxel a um sistema de nanopartículas à base de lipídios no tratamento crônico em primata não-humano, da espécie Cebus apella, por meio de extensas documentações e métodos detalhados da análise de toxicidade através de bioquímica sérica, parâmetros hematológicos e histopatológicos. As nanopartículas à base de lipídios (LDE) eram constituídos por ésteres de colesterol esterificado e colesterol, lecitina e triolin, com a adição de paclitaxel. Foram estudados dezoito Cebus apella; sendo que três animais foram tratados apenas com solução salina, administrada por via intravenosa, a cada três semanas, durante seis ciclos de tratamento; seis animais foram tratados com paclitaxel associado a LDE no mesmo regime de administração, com três animais recebendo a dose mais baixa do fármaco (175 mg/m2) e três com a dose mais elevada do fármaco (250 mg/m2); seis animais foram tratados com paclitaxel na forma comercial, sendo três receberam as doses mais baixa (175 mg/m2) e outros três com doses mais elevadas (250 mg/m2). Três semanas após o último ciclo de tratamento os animais sofreram o procedimento de eutanásia por dosagem letal de anestésico, e os fragmentos de tecidos foram recolhidos para análise histopatológica. Em três animais não-tratados, a cinética plasmática da LDE foi determinada após a injeção intravenosa do colesterol radioativo (3H), seguido de coleta de sangue ao longo de 24 horas. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com animais de experimentação da UFPA (CEPAE/BIO008-11). No grupo LDE-paclitaxel, nenhuma toxicidade clínica foi observada, o peso, assim como o consumo de alimentos foram semelhantes aos animais pertencentes ao grupo controle. O tratamento foi interrompido após o segundo ciclo em quatro animais de grupo que recebeu o paclitaxel na forma comercial, devido a elevada toxicidade clínica, entretanto dois animais completaram os 6 ciclos de tratamento. Esses dois animais apresentaram perda de peso, náuseas e vômitos, diarréia, lesão inflamatória descamativa, 70% pelo corpóreo e diminuição da atividade física. A dose de paclitaxel 175 mg/m2 é usado em quimioterapia contra o câncer com uma toxicidade considerável, enquanto que a dose a 250 mg/m2 é intolerável e mostra toxicidade considerável nos pacientes. O uso de LDE como transportador de farmáco, em ambos as doses neutralizou consideravelmente a toxicidade do fármaco em primatas não humanos da espécie Cebus apella, intimamente relacionadas a sujeitos humanos. Isso foi observado não só devido as manifestações clínicas, bioquímicas e hematológicas, mas também pela análise histopatológica do estômago, intestino delgado e grosso, esôfago, pâncreas, traqueia e da vesícula biliar. Os resultados suportam a hipótese de que os sistemas de nanopartículas à base de lipídios utilizado como transportadores de droga pode oferecer ferramentas valiosas na diminuição da toxicidade e aumentar a segurança dos agentes quimioterápicos, assim como, amplia a sua utilização em outras doenças crônicas que não o câncer.

Externo à Instituição - JOFRE JACOB DA SILVA FREITAS
Externo ao Programa - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Presidente - 2375111 - PATRICIA DANIELLE LIMA DE LIMA
Interno - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO