Notícias

Banca de DEFESA: JEFFERSON JOSE SODRE FERRAZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON JOSE SODRE FERRAZ
DATA: 13/12/2012
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório "Manuel Ayres"/ICB/UFPa.
TÍTULO: Prevalência e Associação da Infecção por Helicobacter pylori e do Vírus de Epstein-Barr em Adenocarcinoma Gástrico, em uma População do Norte do Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: adenocarcinoma gástrico, Helicobacter pylori, EBV, HHV-4, câncer.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: As neoplasias gástricas são a segunda maior causa de morte por câncer e apesar das descobertas sobre a fisiopatologia das células tumorais, o câncer é considerado como, no melhor das hipóteses, minimamente controlado pela medicina moderna. O carcinoma gástrico é uma das poucas neoplasias malignas nas quais os agentes infecciosos tem um importante papel etiológico. O objetivo do presente trabalho foi pesquisar a prevalência e o grau de associação da infecção por Helicobacter pylori e do vírus de Epstein-Barr em adenocarcinoma gástrico, em uma população do norte do Brasil. Foram analisadas 125 amostras de adenocarcinoma gástrico que foram submetidas à técnica de PCR para detecção de H. pylori e da cepa cagA de H. pylori, à técnica de hibridização in situ para detecção do EBV e à análise histopatológica para determinação de características clínico-patológicas e epidemiológicas. Observou-se o maior acometimento de pacientes do sexo masculino (68%) e de faixa etária acima de 50 anos (78%). A prevalência encontrada para H. pylori foi de 88% o que é um indício de um aumento desta prevalência na região norte nos últimos anos. A prevalência encontrada para o EBV foi de 9,6%. O adenocarcinoma do tipo intestinal apresentou um risco relativo aumentado para H. pylori-cagA+, quando comparado ao tipo difuso. A frequência para os estádios III e IV foi de 82,4%, evidenciando que o diagnóstico desta neoplasia é geralmente realizado tardiamente. Os casos positivos para urease apresentaram um fator de risco relativo (OR=4,231) maior que quatro vezes, para H. pylori-cagA+, que é a cepa mais virulenta de H. pylori. Não houve significância estatística para a associação entre H. pylori e EBV na população estudada, porém os casos positivos para EBV apresentaram 100% de positividade para H. pylori, sugerindo uma possível atuação sinérgica destes agentes na carcinogênese gástrica.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Presidente - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO
Notícia cadastrada em: 05/12/2012 09:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1