Banca de DEFESA: OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA

DISCENTE: OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA
DATA: 19/11/2012
LOCAL: Sala MAT-04, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará.
TÍTULO: EFEITO DO AMBIENTE SOBRE O PERÍODO CRÍTICO DE PLASTICIDADE DO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL DE RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Período Crítico de Plasticidade. Córtex Pré-frontal. Funções Executivas. Adolescência. Redes Perineuronais.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O período crítico de plasticidade do córtex cerebral é a etapa do desenvolvimento pós-natal do sistema nervoso onde os circuitos neurais são mais suscetíveis à mudanças influenciadas por informações oriundas do ambiente. No córtex pré-frontal de humanos, responsável pelas funções executivas, o período crítico de plasticidade estende-se desde o nascimento até o final da adolescência e início da vida adulta. Isto é definido, entre outros fatores, pelo amadurecimento das redes perineuronais, uma estrutura especializada da matriz extracelular, localizada em volta do corpo celular e dendritos proximais de interneurônios inibitórios. O objetivo deste projeto foi verificar o efeito do estresse crônico sofrido em etapas distintas da adolescência sobre a estrutura e a função do córtex pré-frontal de ratos e a distribuição da expressão espacial e temporal das redes perineuronais sob estas condições. As funções executivas foram avaliadas através de testes comportamentais medindo a capacidade de memória operacional e a inibição comportamental. Observamos que estímulos estressores crônicos imprevisíveis provocam alterações no período crítico de plasticidade do córtex pré-frontal e, consequentemente, influenciam o amadurecimento das funções executivas. Observamos também que o estresse crônico induz modificação no padrão de amadurecimento das redes perineuronais no córtex pré-frontal. Estes resultados indicam a vulnerabilidade do córtex pré-frontal de ratos adolescentes para os efeitos negativos de estímulos ambientais estressores sobre o período crítico de plasticidade.
Presidente - 257.153.302-97 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR - UFRN
Externo ao Programa - 1958026 - GHISLAIN JEAN ANDRE SAUNIER
Externo ao Programa - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 16/11/2012 10:17