Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA CRISTINA SOUSA DE MENEZES DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA CRISTINA SOUSA DE MENEZES DA SILVEIRA
DATA: 28/01/2020
LOCAL: Laboratório de Inflamação e Comportamento da Faculdade de Farmácia.

CETAMINA ASSOCIADA AO ETANOL AGRAVA AS ALTERAÇÕES NEUROCOMPORTAMENTAIS, NEUROINFLAMATÓRIAS, NO BALANÇO OXIDATIVO E NA EXPRESSÃO DO FKBP5 EM RATAS NA PUBERDADE?

cetamina; etanol; drogas de abuso; córtex pré-frontal; FKBP5.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O consumo de drogas de abuso é um problema da saúde pública mundial. A cetamina é um anestésico dissociativo, utilizado terapeuticamente como um anestésico intravenoso e também tem sido cada vez mais utilizado como droga de abuso. Vários estudos indicam que a ingestão excessiva de etanol durante vários estádios de desenvolvimento induz danos cerebrais. Existe pouca informação disponível sobre os danos causados pelo uso recreativo da cetamina isolada ou em combinação com outras drogas, incluindo etanol. O objetivo deste estudo é investigar as alterações neurocomportamentais, neuroinflamatórias, no balanço oxidativo e na expressão do FKBP5 em córtex pré-frontal ocasionados pelo consumo intermitente intenso de cetamina associada ao etanol em ratas na fase de adolescência. Ratas adolescentes (n=40, n=10 animais por grupo) receberam, por gavagem, água destilada ou etanol, e por via nasal solução salina ou cetamina por 3 dias consecutivos. Os animais foram avaliados vinte e quatro horas após a última administração. A bateria de testes comportamentais consistiu em campo aberto, labirinto em cruz elevado e nado forçado. Posteriormente, serão avaliadas alterações na bioquímica oxidativa, alterações neuroinflamatórias através da ativação da via do NF-κB pelo TNF-α e alterações sobre a expressão de FKBP5 no córtex pré-frontal. Os resultados obtidos no teste do campo aberto demonstraram diminuição da deambulação na área central, o que indica comportamento tipo ansioso, resultado confirmado com o teste do labirinto em cruz elevado. No teste do nado forçado, observou-se comportamento do tipo depressivo. Os resultados prévios demonstraram que a associação de cetamina e etanol reverte alterações na atividade locomotora, bem como produz comportamento tipo ansiedade e depressão, porém não agrava estes comportamentos em comparação com as drogas administradas isoladamente.

Presidente - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES
Interno - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES
Interno - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA