Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS
DATA: 11/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório João Paulo Mendes, no Instituto de Ciências da Saúde.
TÍTULO:

IMPACTO DO AMBIENTE ENRIQUECIDO EM MODELO DE ENCEFALITE AGUDA INDUZIDA PELO VÍRUS MARABÁ EM MURINO SENIL: ENSAIOS COMPORTAMENTAIS E NEUROPATOLÓGICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente enriquecido; envelhecimento; citocinas; encefalite viral.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A Amazônia é uma região que combina condições favoráveis para a propagação de viroses, o que aumenta sobremaneira o risco de encefalites, agravos ou desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e morte na população senil. A busca por recursos, técnicas, medicamentos que possibilitem a diminuição do risco de infecção viral na população é um dever da ciência e obrigação das políticas públicas. Alguns estudos têm demostrado que o Ambientes enriquecido (AE) promove neuroproteção em modelos animais de encefalites, todavia, ainda são raros os estudos que investigaram as respostas neuroinflamatórias que o AE pode promover em cérebros senis em condições de encefalite viral. Testamos a hipótese de que o AE promoveria respostas neuroprotetoras em animais senis submetidos a uma encefalite viral. Para isso, dois grupos de camundongos foram criados em AE ou em ambiente padrão (AP) ao longo da vida. Ao completarem 21 meses de idade, foram inoculados por via intranasau com o vírus Marabá e depois processados para a realização de testes de citometria de fluxo, imunohistoquímica e testes comportamentais de open-field e discriminação olfatória. Os resultados demonstraram que o AE promoveu diminuição dos sinais clínicos de doença, diminuição do comportamento exploratório e preservou a discriminação de odores, apresentou menor número de áreas encefálicas com presença do vírus, menor ativação microglial, porém, maior número de áreas com astrogliose. Os testes de detecção de citocina mostraram menores níveis de MCP-1 e maior produção de INF- γ foram encontrados nos animais do AE. Tomados em conjunto, os resultados mostraram que o AE promoveu neuroproteção frente às alterações neuropatológicas e comportamentais promovidos pela intensa encefalite induzida pelo Marabá vesículovírus em animais senis.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA DRUMMOND RODRIGUES
Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Externo à Instituição - JANNIFER OLIVEIRA CHIANG
Presidente - 081.060.962-20 - JOSE ANTONIO PICANCO DINIZ JUNIOR - IEC
Notícia cadastrada em: 26/09/2019 17:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2