Banca de QUALIFICAÇÃO: LUMA CRISTINA FERREIRA GUERREIRO

DISCENTE: LUMA CRISTINA FERREIRA GUERREIRO
DATA: 11/05/2019
LOCAL: Auditório do Instituto Federal do Pará - IFPA, Campus Bragança.

ANÁLISE QUANTITATIVA DE NEURÔNIOS IMUNOMARCADOS PARA PARVALBUMINA E RECEPTORES GLU-R1 DE GLUTAMATO NO HIPOCAMPO E NÚCLEO MAGNOCELULAR DO ISTMO EM Actitis macularius

Actitis macularia, Tectum óptico, Núcleo Istmo Magnocelular, imuno-histoquímica, Estereologia e Cavalieri.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Anualmente, várias espécies de aves migratórias que se originam no hemisfério norte (setentrionais) ocupam a península Bragantina ao Nordeste do Pará, onde são encontradas principalmente em área de manguezal. Em estudos anteriores demonstramos que o processo migratório de longa distância afeta a morfologia e o número dos astrócitos, a neurogênese e o volume do hipocampo de aves marinhas que se reproduzem no Ártico e migram durante o inverno para a costa da América do Sul. No presente trabalho selecionamos a espécie Actitis macularius como espécie migratória de longa distância, dois marcadores neuroplásticos para identificar as células de interesse (neurônios imunomarcados para a parvalbumina e o receptor R1 de glutamato), e como áreas de interesse, o hipocampo e o núcleo magnocelular do istmo tectal. Procuramos detectar mudanças numéricas potenciais nos neurônios marcados e nos volumes das áreas de interesse empregando metodologias sem viés: o fracionador óptico e o método de Cavalieri. Testamos a hipótese de que a estimativa do número de neurônios imunomarcados para parvalbumina e para receptores de glutamato, assim como as medidas volumétricas, mudariam no hipocampo mas seriam conservados no núcleo magnocelular do istimo (IMC) do tectum óptico, em diferentes janelas temporais do período de invernada. Com essa finalidade foi realizada a captura de indivíduos da espécie de interesse, sob aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) n° 1840281116 e licença nº 44551-3 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), na Ilha Otelina (0°45'42.57" S 46°55'51.86" W) zona costeira tropical do norte do Brasil, em diferentes janelas temporais do período de invernada. Após as capturas os cérebros foram processados para imunomarcação seletiva para parvalbumina e receptores de glutamato seguida da estimativa do número de neurônios e dos volumes. No atual estágio de processamento dos dados, completamos os ensaios de imunomarcação e volumétricos no IMC e os resultados de contagem já estão disponíveis para essa área enquanto que os do hipocampo encontram-se em fase de processamento.

Presidente - 755.230.432-49 - DANIEL GUERREIRO DINIZ - UFPA
Externo ao Programa - 634.232.192-20 - MAURO ANDRE DAMASCENO DE MELO - IFPA
Externo ao Programa - 802.988.772-87 - NARA GYZELY DE MORAIS MAGALHÃES - IFPA
Notícia cadastrada em: 06/05/2019 11:04