Notícias

Banca de DEFESA: DINAIR PAMPLONA DOS SANTOS TEMBRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DINAIR PAMPLONA DOS SANTOS TEMBRA
DATA: 21/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO "ARLINDO PINTO"/ICB/UFPA.
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE PARÂMETROS COGNITIVOS E BIOQUÍMICOS EM RATOS EXPOSTOS AO ETANOL DE FORMA INTENSA E EPISÓDICA (BINGE DRINKING)


PALAVRAS-CHAVES:

Álcool, beber em excesso, exercício físico, cognição, estresse oxidativo, ratos, glutationa.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O padrão de consumo de EtOH pesado e episódico, equivalente ao consumo de fim de semana, caracteriza o padrão de consumo excessivo de álcool e promove um desequilíbrio das funções metabólicas encefálicas, contribuindo para a neurodegeneração e disfunção cerebral. E por ser uma droga legal, tem relevância global em saúde pública e social. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos do treinamento físico, em esteira rolante, sobre os efeitos deletérios do EtOH nas funções do hipocampo relacionadas à memória e aprendizagem. Para isso, foram utilizados 80 ratos Wistar, divididos em quatro grupos: Grupo controle, treinado (animais treinados com doses de água destilada); Grupo EtOH (animais não treinados com doses de 3 g / kg / dia de EtOH, 20% p / v); e grupo EtOH + Treinado (animais treinados expostos a EtOH). O exercício físico foi realizado em esteira rolante por 5 dias por semana durante 4 semanas e todas as doses de EtOH foram administradas por gavagem intragástrica em quatro ciclos repetidos de EtOH em binge. Após o período experimental, os animais foram submetidos à tarefa de reconhecimento de objetos e teste do labirinto aquático de Morris, e após eutanasiados, o sangue e o hipocampo foram coletados para medição de níveis da capacidade antioxidante equivalente ao trolox (TEAC), conteúdo de glutationa reduzida (GSH), nitrito e peroxidação lipídica. (LPO). Nossos resultados mostraram que o EtOH causou acentuado estresse oxidativo e dano mnemônico, e o exercício físico promoveu efeitos neuroprotetores, entre eles, a modulação da bioquímica oxidativa no plasma (pela restauração dos níveis de GSH) e no hipocampo (reduzindo os níveis de LPO e aumentando os parâmetros antioxidantes) e melhoria da função cognitiva. Portanto, o exercício físico pode ser uma ferramenta profilática e terapêutica importante para melhorar e até prevenir os efeitos deletérios do EtOH nas funções cognitivas. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES
Externo ao Programa - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 1656136 - RENATA DUARTE DE SOUZA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 17/12/2018 08:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1