Banca de DEFESA: WALLAX AUGUSTO SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLAX AUGUSTO SILVA FERREIRA
DATA: 17/10/2018
LOCAL: AUDITÓRIO CENTRAL DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

ANÁLISE DO PERFIL DE ALTERAÇÕES GENÔMICAS QUANTITATIVAS E NO TRANSCRIPTOMA DE GLIOMAS E DE LINHAGENS DE GLIOBLASTOMAS TRATADAS COM PSOSTEROL

Epigenética, Gliomas, Glioblastoma Multiforme, Pisosterol,
Metilação.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) representam aproximadamente 2% de todos os tipos de cânceres. Embora a incidência dos tumores do SNC seja pequena, comparada às outras neoplasias, estes tumores estão entre as mais graves malignidades humanas, pois afetam o órgão responsável pela coordenação e integração de todas as atividades orgânicas. Os gliomas representam aproximadamente 80% de todos os tumores intracraniais, afetando tipicamente adultos, com uma incidência elevada entre 40 e 65 anos de idade. Apesar de numerosos fármacos contra os gliomas já terem sido desenvolvidos, os mesmos induzem reações adversas e os seus efeitos terapêuticos não são satisfatórios. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e comparar o perfil de Variações no Número de Cópias (CNVs) e expressão gênica de pacientes diagnosticados com gliomas e em linhagens de glioblastomas (U87-MG, U343, AHOL1 e 1321N1) tratadas com pisosterol. Para os experimentos feitos com as linhagens tratadas com pisosterol, nós demonstramos que as mesmas foram altamente sensíveis ao tratamento do pisosterol. A droga reduziu o número de células vivas de forma dosedependente. Além disso, demonstramos que após 48h de exposição ao pisosterol, todas as linhagens foram bloqueadas em G2/M. E por fim, demonstramos ainda que o pisosterol é capaz de modular a expressão de diversos genes da via ATM/ATR, além de promover a apoptose. Demonstramos em escala genômica que todas as linhagens tiveram mais genes que foram significativamente down-regulated do que up-regulated após o tratamento com pisosterol. Para os experimentos feitos com as biópsias de gliomas, demonstramos que de um painel de 26 genes, apenas 11 genes (TNFRSF1A, SNAPC2, CASP8, IRAK3, GPX3, FZD9, TFAP2C, CDH1, RPRM, POU4F3 e MGMT) exibiram mudanças no padrão de metilação na região promotora em todos os graus analisados. Além disso, o padrão de metilação desses 11 genes tiveram correlações com algumas características clinicopatológicas, tais como idade, sexo e grau histológico. E por fim, fizemos uma caracterização molecular descrevendo as alterações genômicas dos gliomas originários de Belém-PA.

Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Interno - 2432825 - BARBARA DO NASCIMENTO BORGES
Externo ao Programa - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Externo à Instituição - PRISCILLA CRISTINA MOURA VIEIRA