Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS
DATA: 10/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - AV. ALMIRANTE BARROSO
TÍTULO:

IMPACTO DO AMBIENTE ENRIQUECIDO EM MODELO DE ENCEFALITE AGUDA INDUZIDA PELO VÍRUS MARABÁ EM MURINO SENIL: ENSAIOS COMPORTAMENTAIS E NEUROPATOLÓGICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente enriquecido, envelhecimento. Microglia. Astrócitos. Vírus Marabá. Citocinas. Óxido nítrico.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

INTRODUÇÃO: O enriquecimento ambiental é um modelo de habitat que expõem o animal a uma série de estímulos indutores de benefícios comportamentais e celulares. Porém, ainda é pouco investigado o impacto da exposição ao ambiente enriquecido em condições de encefalite viral e de envelhecimento.
OBJETIVO: Analisar possíveis benefícios neuroimunes e comportamentais induzidos pelo Ambiente enriquecido (AE) em um modelo murino senil de encefalite viral.
METODOLOGIA: Os animais serão divididos nos grupos de animais do ambiente padrão(AP), animais do AE e no grupo de animais mantidos por 18 meses no ambiente padrão e depois transferidos e mantidos no ambiente enriquecido por três meses (APE). Todos os grupos serão subdivididos em grupos de animais controles, de animais infectados com o vírus Marabá e eutanasiados no terceiro ou sexto dia após a infecção para a realização de ensaios imunohistoquímicos para observação do antígeno viral, de micróglias e de astrócitos no encéfalo, bem como testes de citometria de fluxo e de Reagente de Griess para detecção de citocinas e Óxido Nítrico respectivamente. Além disso, um dia antes e no terceiro e sexto dia após a infecção serão realizados os testes Open field e discriminação olfatória.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Externo à Instituição - JANNIFER OLIVEIRA CHIANG
Presidente - 1912060 - KAREN RENATA MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/07/2018 08:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1