Banca de DEFESA: NATHALYA INGRID CARDOSO DO NASCIMENTO

DISCENTE: NATHALYA INGRID CARDOSO DO NASCIMENTO
DATA: 17/07/2018
LOCAL: Sala SAT - 01, no Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará.

DISPOSITIVO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL EM AMBIENTE TRIDIMENSIONAL

Postura, Avaliação, Protótipo eletromecânico, Tecnologia assistiva.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A postura humana pode ser definida como o equilíbrio entre estruturas ósseas e musculares do corpo humano, através dela é possível diagnosticar e tratar diversas patologias, por isso à ciência esta em busca de métodos quantitativos e precisos para sua análise. Uma postura ereta correta é considerada um bom marcador de saúde, tornando imprescindível a avaliação para um prognóstico terapêutico favorável. Em virtude disso, é necessária a elaboração de novas ferramentas de avaliação postural com menores erros matemáticos e metodológicos para obtenção de resultados precisos e confiáveis para a clínica e pesquisa. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma nova ferramenta de avaliação postural, baseada em um braço eletromecânico que permite medir pontos no universo tridimensional. O protótipo foi desenvolvido e aperfeiçoado a fim de reduzir os erros no momento da coleta dos dados, para isto foi utilizado um sensor de efeito Hall. O programa permite avaliar 24 relações entre os pontos, além da coluna vertebral analisando a distância em milímetros e o ângulo em graus entre um acidente anatômico e outro nas vistas anterior, lateral direita, posterior e lateral esquerda. Os testes iniciais foram realizados nos eixos X e Y em um modelo angular, desenhado em ângulos de 10 em 10 graus e obteve baixa variabilidade em suas medidas, enfatizando a alta precisão do sistema de medição do protótipo. Dessa forma, foi possível desenvolver um novo método de avaliação postural com baixo custo, alta precisão em seus resultados para a utilização na prática clínica, na pesquisa e posteriormente a inserção no sistema único de saúde.

Externo à Instituição - DANIEL VALLE VASCONCELOS SANTOS
Externo ao Programa - 2936353 - KEILA DE NAZARE MADUREIRA BATISTA
Presidente - 1153256 - MANOEL DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 29/06/2018 13:57