Notícias

Banca de DEFESA: SATOMI FUJIHARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SATOMI FUJIHARA
DATA: 22/06/2012
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UEPA
TÍTULO:

“ALTERAÇÕES OXIDATIVAS EM PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER: CORRELAÇÃO COM OS ESTÁGIOS DA DOENÇA E O QUADRO COGNITIVO DOS PACIENTES”


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse oxidativo. Peroxidação lipídica. TEAC. Doença de Alzheimer. Testes neuropsicológicos.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A sobrevida da população tem aumentado de forma progressiva e atribui-se à melhoria da qualidade dos serviços de saúde e das condições gerais de vida, sendo marcante sobretudo nos países industrializados. Este aumento da expectativa de vida repercute no aumento da incidência de doenças comuns em idades avançadas. O envelhecimento é considerado fator de risco para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer (DA). Uma das teorias para a patogênese da DA postula que a neurodegeneração é o resultado de alterações no metabolismo oxidativo com acometimento do tecido cerebral vulnerável. O fato de o envelhecimento ser um fator de risco na DA, reforça também a hipótese da participação dos radicais livres, pois os efeitos de sua ação podem se acumular durante anos. A DA é uma doença insidiosa e progressiva e caracteriza-se clinicamente por uma perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas, além de mudanças comportamentais e sociais. O déficit de memória é o principal e usualmente o primeiro sintoma da DA, com comprometimento especialmente da retenção e recordação de novas informações. O presente trabalho visa avaliar se ocorrem alterações no metabolismo oxidativo detectáveis no sangue de pacientes com a DA, e se estas podem ser relacionadas com os diferentes estágios da doença e com o quadro cognitivo dos pacientes. Foram avaliados 30 pacientes com a doença de Alzheimer e 28 indivíduos no grupo controle atendidos na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEAFTO-UEPA). O metabolismo oxidativo foi avaliado através da medida da capacidade antioxidante total equivalente ao Trolox (TEAC) e da mensuração dos níveis das substâncias que reagem ao ácido tiobarbitúrico - TBARS. Também foram realizados testes neuropsicológicos em todos os sujeitos participantes do estudo. Observou-se que a capacidade antioxidante total estava significativamente diminuída nos pacientes com a DA em comparação com o grupo controle independentemente do estágio da doença, porém não houve diferença significativa entre as diferentes fases da DA. Na avaliação de TBARS houve uma tendência para maiores concentrações nos pacientes com DA do que no grupo controle, porém a diferença não foi estatisticamente significativa, apenas a fase moderada foi significativa quando comparada com o grupo controle. Não foram observadas correlações significativas no desempenho dos testes neuropsicológicos com os níveis de TBARS e TEAC nos pacientes com a DA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KATIA SIMONE KIETZER - UEPA
Presidente - 2375111 - PATRICIA DANIELLE LIMA DE LIMA
Externo à Instituição - ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES - UEPA
Notícia cadastrada em: 05/06/2012 11:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2