Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDRA CARVALHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELDRA CARVALHO DA SILVA
DATA: 11/05/2018
LOCAL: PRÉDIO DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFOPA, SANTARÉM/PA

DESEMPENHO COGNITIVO DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO EXPOSTOS À PIRÂMIDE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA

PBL. Desenvolvimento cognitivo. Método. Ensino-Aprendizagem. Alunos. Universidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Este estudo se propõe a caracterizar a relação ensino-aprendizagem e sua eficácia relativa ao desempenho cognitivo de alunos de iniciação científica em nível médio expostos à pirâmide de formação acadêmica universitária (graduandos, mestrandos e doutorandos) para vetorização e popularização da ciência em escolas de ensino básico de Oriximiná, Pará. Um método de educação em ciência e tecnologia para todos os níveis de formação acadêmica, desenvolvido no Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), Campus de Oriximiná, Universidade Federal do Oeste do Pará, Estado do Para. A caracterização do instrumental didático como prática pedagógica e sua contextualização educacional para além da experiência escolar são objetos qualitativos deste estudo, como também o quantitativo do desempenho mnêmico temporal e espacial; de curto e longo prazo, atenção e cálculo; memória de evocação; linguagem e praxia, como forma de validação da relação ensino-aprendizagem almejada. O Mini-Exame do Estado Mental (MINIMENTAL) e o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (REY) foram aplicados a alunos de duas escolas de ensino médio, participantes ou não do PAI. Pesquisa qualitativa foi desenvolvida para caracterizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem na escola de nível médio e no grupo de trabalho do PAI. Os resultados preliminares mostraram         A caracterização e entrevista dos educadores da educação básica que trabalham com os alunos pesquisados nas escolas A, B e C do Ensino Médio, revela que os mesmos, embora ainda embasados em metodologias de ensino tradicionais, já estão atentos a metodologias diferenciadas, buscam formação continuada. Importante destacar que uma parte desses professores foram alunos da graduação da UFOPA, Campus de Oriximiná e fizeram parte do PAI. Nos itens lembranças, atenção e calculo; linguagem e praxia, os alunos do grupo PAI se sobressaíram de forma significativa sobre os alunos do grupo controle, destacando que esses itens, segundo a literatura estudada são os mais influenciados pelo processo educativo. Alunos do grupo PAI obtiveram menor desempenho cognitivo para memória imediata sugerindo mudança na estratégia de aprendizagem nos alunos expostos ao modelo piramidal de formação. Os alunos do grupo PAI, para além da memorização imediata dos conteúdos são envolvidos em práticas e situações que os levam a questionar esses conteúdos, conhecer de forma mais profunda, buscar soluções para problemas, ler artigos científicos, o que nos faz inferir que esse aluno, portanto, ultrapassa a capacidade de mera memorização da informação, isso pode justificar sua melhor performance cognitiva no teste MEEM e performance não muito satisfatória no teste De Rey. Quando avaliamos o desempenho cognitivo dos alunos PAI em relação à formação da pirâmide acadêmica, podemos afirmar que o melhor desempenho cognitivo dos alunos foi no período em que a pirâmide estava completa, incluindo alunos da graduação na monitoria, o que nos leva inferir que esse coletivo surte mais efeito na performance cognitiva dos alunos.

Presidente - 127.329.402-59 - DOMINGOS LUIS WANDERLEY PICANCO DINIZ - UFOPA
Interno - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo à Instituição - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Notícia cadastrada em: 09/05/2018 07:40