Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA PATERNOSTRO DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA PATERNOSTRO DE ARAUJO
DATA: 22/07/2014
HORA: 09:15
LOCAL: AUDITÓRIO "PROF. DR. JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.
TÍTULO: Avaliação da suscetibilidade antifúngica in vitro em isolados clínicos de Fonsecaea pedrosoi na região amazônica.
PALAVRAS-CHAVES: Cromoblastomicose, Fonsecaea, Suscetibilidade Antifúngica, Itraconazol.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A cromoblastomicose (CBM) é uma infecção fúngica crônica, limitada à pele e aos tecidos subcutâneos, causada pela inoculação traumática de fungos dematiáceos pertencentes à família Herpotrichiellaceae. O Estado do Pará é uma das principais áreas endêmicas, sendo Fonsecaea pedrosoi o principal agente etiológico. A falta de um esquema terapêutico padronizado é reflexo das baixas taxas de cura e muitas recidivas resultantes da ineficácia dos diferentes tratamentos preconizados para os pacientes de CBM. A dificuldade aumenta com a escassez de dados relacionados a suscetibilidade de fungos negros aos fármacos disponíveis para o tratamento. Este trabalho tem como objetivo avaliar a suscetibilidade in vitro de isolados clínicos de F. pedrosoi frente a 9 fármacos antifúngicos, assim como correlacionar as concentrações inibitórias mínimas (CIM) do itraconazol com a evolução clínica e os tipos de lesões. Os 41 isolados clínicos de F. pedrosoi foram avaliados em relação a itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol, fluconazol, anfotericina B, caspofungina, terbinafina e 5-fluorcitosina, de acordo com as recomendações do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, documento M38-A2). A CIM para cada fármaco utilizado foi obtida após 5 dias de incubação a 30°C, sendo definida como a mínima concentração do fármaco capaz de reduzir em 100% o crescimento visual do fungo quando comparado com o grupo controle. Entre os fármacos testados, posaconazol (CIM 0,28 μg/ml, CIM50 0,25 μg/ml), voriconazol (CIM 0,30 μg/ml, CIM50 0,25 μg/ml) e itraconazol (CIM 0,55 μg/ml, CIM50 0,50 μg/ml) apresentaram os melhores resultados de sensibilidade, enquanto fluconazol (CIM 57,83 μg/ml, CIM50 64 μg/ml) e 5-fluorcitosina (CIM 61,87 μg/ml, CIM50 64 μg/ml) demonstraram baixa atividade para isolados de F. pedrosoi em relação a média geométrica da CIM e CIM50. Os resultados da correlação entre a CIM do itraconazol e a evolução clínica ao tratamento demonstram que os pacientes sem melhora tiveram um valor médio ± erro padrão da média (0.76 ± 0.06 μg/ml) superior aos com melhora (0.46 ± 0.018 μg/ml) com diferença significativa (p < 0.001) entre os grupos. Contudo, os resultados da correlação entre o CIM do itraconazol e os tipos de lesões não apresentaram diferença estatística significativa entre os grupos avaliados (p > 0.05). O presente trabalho mostrou que a melhora clínica ocorre principalmente em pacientes com cepas que apresentaram baixo CIM de ITZ in vitro, sugerindo uma relação entre o valor de CIM e a evolução clínica. Deste modo, a comparação de eficácia entre os fármacos permitiu inferir que os novos triazóis possam ser uma alternativa nos casos de falha terapêutica no tratamento com o ITZ, pois esse grupo de drogas apresentou os valores mais baixos de CIM.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350218 - CLAUDIO GUEDES SALGADO
Externo ao Programa - 2504686 - JOSAFA GONCALVES BARRETO
Externo ao Programa - 2611262 - MOISES BATISTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/07/2014 10:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2