Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DUARTE FERNANDES

DISCENTE: LORENA DUARTE FERNANDES
DATA: 22/12/2017
LOCAL: SALA SAT-08/ICB/UFPA.

ANÁLISE DE ALTERAÇÕES MOLECULARES NOS GENES ND1 E ND3 EM CÂNCER DE PULMÃO NÃO PEQUENAS CÉLULAS NA POPULAÇÃO PARAENSE

Câncer de pulmão não pequenas células, DNA mitocondrial, Marcadores de valor diagnóstico e prognóstico.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O câncer de pulmão continua sendo o câncer mais frequente em todo o mundo. No Brasil, para o biênio 2016-2017, estimam-se 17.330 de casos novos de câncer de traqueia, brônquios e pulmões entre homens e 10.890 entre mulheres. Na Região Norte, esta patologia é a terceira mais frequente entre os homens e a quinta entre as mulheres. Do ponto de vista anatomo-patológico, o câncer de pulmão é classificado em dois tipos principais: pequenas células e não-pequenas células. O tumor de não-pequenas é subdividido em três tipos histológicos principais: carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células, ocorrendo em cerca de 75% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão. Atualmente, a distinção entre adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas, se baseia em diferenças histológicas, imunohistoquímicas e moleculares. Nesse contexto, é importante ressaltar que as informações moleculares influenciam não só no diagnóstico, prognóstico, mas também na conduta terapêutica e acompanhamento, com destaque para os genes nucleares KRAS, EGFR e BRAF em adenocarcinomas, e TP53 em carcinomas de células escamosas. Por outro lado, alterações no DNA mitocondrial já se mostraram importantes como marcadores moleculares de diagnóstico de câncer de pulmão não pequenas células, estando, inclusive, relacionadas com a idade ao diagnóstico. Assim, o objetivo principal do referido projeto é a avaliação de alterações no DNA mitocondrial em câncer de pulmão não pequenas células na população paraense, buscando a identificação de marcadores moleculares de diagnóstico e prognóstico. Para tanto, serão coletadas amostras de pacientes submetidos a biópsia para diagnóstico ou cirurgia para ressecção de câncer de pulmão não pequenas células, e amostras de pacientes submetidos a biópsias ou ressecções pulmonares decorrentes do diagnóstico e/ou tratamento cirúrgico de outras patologias pulmonares. Todas as amostras coletadas serão transportadas para o Laboratório de Biologia Molecular “Francisco Mauro Salzano” do Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, para processamento e análises moleculares. O DNA será obtido com auxílio de kit comercial e posteriormente submetido à PCR utilizando iniciadores específicos para os genes ND1 e ND3. Os produtos da PCR serão posteriormente sequenciados e as alterações encontradas analisadas pelos testes estatísticos de Mann-Whitney, Kolmogorov-Smirnov, ANOVA e Odds Ratio. Valores de (p) menores que 0,05 serão considerados estatisticamente significantes. Com os resultados, esperamos identificar alterações de valor diagnóstico e prognóstico na população paraense.

Presidente - 2432825 - BARBARA DO NASCIMENTO BORGES
Externo ao Programa - 2416872 - CARLOS ANTONIO DA COSTA JUNIOR
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO MATOS CARVALHO BASTOS
Notícia cadastrada em: 11/12/2017 10:38