Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MONTEIRO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL MONTEIRO FERNANDES
DATA: 25/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Prof. Dr. João Paulo do Valle Mendes/ICB/UFPA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL, TECIDUAL E BIOQUÍMICA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DE RATOS EM MODELOS DE DOSE/RESPOSTA DE EXPOSIÇÃO AO CLORETO DE ALUMÍNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

alumínio; memória; hipocampo; alterações motoras; córtex motor; cerebelo.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Toxicologia
RESUMO:

A alta disponibilidade do alumínio (Al) bem como suas versáteis características físicas e químicas têm feito deste um elemento bastante utilizado em ampla variedade de áreas, desde o ramo alimentar, passando pelo tratamento de água até a indústria farmacêutica. Embora seja um dos metais mais abundantes na natureza, não pode ser encontrado em sua forma elementar, mas sempre em associação com outro elemento, como alumínio-silicato. Embora não seja um elemento essencial para os seres humanos, estes são constante e inevitavelmente expostos a ele, seja através da alimentação, da água ou de atividades ocupacionais. A exposição a este metal pode ocorrer por via dérmica, intranasal ou oral, sendo a via gástrica considerada a principal via de absorção. A exposição ao alumínio configura-se como um dos fatores pré disponentes a alterações orgânicas, especialmente em tecido nervoso, promovendo alterações comportamentais, teciduais e bioquímicas. No presente estudo, ratos Wistar macho com 30 dias de vida divididos nos seguintes grupos experimentais: C30 -  animais controles, tratados durante 30 dias; Al30BD – animais que receberão uma baixa dose de cloreto de alumínio (1,5mg/kg/dia); Al30AD – animais expostos a cloreto de alumínio em alta dose (5,2mg/kg/dia); Al60BD – animais expostos à baixa dose de alumínio; e Al60AD – animais que receberão alta dose de cloreto de alumínio. Cada grupo será formado por 20 animais. Ao final do período de exposição, os animais passarão por testes comportamentais para avaliar aspectos motores (Campo Aberto, Teste do Plano Inclinado e teste de Locomoção Forçada - Rotarod) e de memória (Teste de Reconhecimento de Objetos e Labirinto Aquático de Morris). Serão realizadas análises histológicas e imunoistoquímicas de córtex motor, hipocampo, córtex pré-frontal e cerebelo. Será também realizada a dosagem de alumínio no parênquima nervoso das áreas supracitadas, além de ensaios de avaliação da bioquímica oxidativa (Proteínas totais, capacidade antioxidade total, catalase, glutationa peroxidase e glutationa redutase, superóxido dismutase, concentração de nitrito e peroxidação lipídica). Por fim, análise da expressão gênica e Western Blot. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2250968 - DIELLY CATRINA FAVACHO LOPES
Externo ao Programa - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Notícia cadastrada em: 12/04/2017 14:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1