Banca de DEFESA: JOSE ROGERIO SOUZA MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROGERIO SOUZA MONTEIRO
DATA: 28/09/2016
LOCAL: SALA SAT-08/ICB/UFPA.

Novas ferramentas terapêuticas contra a convulsão e o comportamento tipo depressivo: ensaios pré-clínicos com Euterpe oleracea (açaí)

açaí, Euterpe oleracea, convulsões, PTZ, depressão, LPS, estresse oxidativo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

O açaí (Euterpe Oleracea Mart.) é uma palmeira típica do norte do Brasil, rica em compostos fenólicos e antocianinas, substâncias com elevada atividade antioxidante, anti-inflamatória e de comprovados efeitos benéficos à saúde. O estresse oxidativo e a inflamação estão envolvidos na geração e propagação de crises convulsivas, principal característica clínica da epilepsia, e na patogenia da depressão. Neste trabalho investigamos o potencial efeito neuroprotetor, anticonvulsivante e antidepressivo de amostras comerciais de açaí clarificado (EO). Apenas 4 doses de EO foram suficientes para aumentar as latências para crises convulsivas mioclônicas e tônico-clônicas e para diminuir a duração total das crises tônico-clônicas induzidas pelo Pentilenotetrazol (PTZ). Alterações eletrocorticográficas induzidas pelo PTZ foram prevenidas de forma significativa pelo EO. Já no modelo de comportamento tipo depressivo induzido pelo lipopolissacarídeo (LPS), o EO reduziu o tempo de imobilidade e aumentou significativamente o consumo de sacarose dos animais, indicando que o EO possui atividade preventiva sobre o aparecimento de comportamentos que são característicos da depressão clínica. Tanto no modelo de PTZ quanto de LPS o EO exibiu potente atividade preventiva em relação ao estresse oxidativo. O EO preveniu a peroxidação lipídica e a elevação dos níveis de nitritos no córtex cerebral, hipocampo, estriado e córtex pré-frontal. Estes resultados demonstram pela primeira vez que o açaí é uma fruta que exerce potente atividade protetora frente ao desenvolvimento de crises convulsivas, do comportamento tipo depressivo e do estresse oxidativo, o que representa uma proteção adicional para indivíduos que consomem essa fruta.

Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Presidente - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ
Externo ao Programa - 1297519 - MOISES HAMOY
Externo à Instituição - OSMAR ALVES LAMEIRA