Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENIANA MARIA MIRANDA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENIANA MARIA MIRANDA DE CARVALHO
DATA: 15/04/2016
HORA: 14:00
LOCAL: SALA PAT-02/ICB/UFPA.
TÍTULO:

ANÁLISE PELO ENSAIO COMETA EM Rattus norvegicus DA LINHAGEM WISTAR IMUNOSSUPRIMIDOS COM CICLOFOSFAMIDA


PALAVRAS-CHAVES:

Ratos Wistar, Imunossupressão, Ciclofosfamida, Teste Cometa.

o relativo dos órgãos linfóides. A imunidade humoral dos roedores sofreu supressão, visto que foi realizada a análise da titulação de anticorpos, o ensaio sobre as células formadoras de placa e o teste de hemólise. Foram realizadas quatro inoculações desse imunossupressor e a periodicidade entre as inoculações foi determinada pela recuperação dos níveis de normalidade dos parâmetros supracitados. Nas duas vezes que foi administrada a droga, houve redução no número de linfócitos e posteriormente diminuição de neutrófilos, porém somente no segundo contato com a CY foi observada a imunossupressão. A análise da genotoxicidade da CY será de suma importância para testar novos esquemas terapêuticos de imunossupressão.

 


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Foi realizado o teste cometa em Rattus norvegicus da linhagem wistar, após a inoculação do agente alquilante Ciclofosfamida (CY) com o propósito de avaliar a genotoxicidade desse agente em roedores. A administração de 50 mg/kg de CY nos roedores, possibilitou observar uma significativa diminuição dos parâmetros de celularidade e peso relativo dos órgãos linfóides. A imunidade humoral dos roedores sofreu supressão, visto que foi realizada a análise da titulação de anticorpos, o ensaio sobre as células formadoras de placa e o teste de hemólise. Foram realizadas quatro inoculações desse imunossupressor e a periodicidade entre as inoculações foi determinada pela recuperação dos níveis de normalidade dos parâmetros supracitados. Nas duas vezes que foi administrada a droga, houve redução no número de linfócitos e posteriormente diminuição de neutrófilos, porém somente no segundo contato com a CY foi observada a imunossupressão. A análise da genotoxicidade da CY será de suma importância para testar novos esquemas terapêuticos de imunossupressão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO
Externo à Instituição - DIEGO DI FELIPE AVILA ALCÂNTARA
Externo à Instituição - PLINIO CERQUEIRA DOS SANTOS CARDOSO
Notícia cadastrada em: 14/04/2016 10:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2