Banca de DEFESA: EDILENE MAIA LIEBENTRITT

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILENE MAIA LIEBENTRITT
DATA: 21/03/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA DISCIPLINA ANATOMIA PATOLÓGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO
TÍTULO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ALTERAÇÕES NA LINGUAGEM EM PACIENTES COM ALZHEIMER EM INDIVÍDUOS COM BAIXA ESCOLARIDADE
PALAVRAS-CHAVES: linguagem; pragmática; envelhecimento, declínio cognitivo leve, doença de Alzheimer; testes neuropsicológicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: O presente trabalho descreve características da linguagem, em especial de alguns dos aspectos discursivos, de idosos saudáveis, com declínio cognitivo senil ou com doença de Alzheimer leve e moderada. Foram avaliados um total de 44 idosos sendo 22 saudáveis, 4 com declínio cognitivo senil, 9 com doença de Alzheimer leve e 9 com doença de Alzheimer moderada, classificados pelos critérios do CDR. Foram aplicados os testes do mini exame do estado mental, nomeação de Boston resumido, fluência verbal e narrativa por confronto visual (figura do roubo dos bolinhos). Foram estimados os desempenhos nos testes selecionados e aplicada a avaliação dos relatos pelos critérios propostos por Groves-Wright (2004) assim como foi feita a tipificação da narrativa. Tratamento estatístico paramétrico determinou os valores de média, erro-padrão e o nível de significância das diferenças entre as médias foi fixado para valores de p<0.05. Em seguida foi realizado inventário e análise do léxico e das categorias gramaticas das narrativas, e realizada análise paramétrica a partir dos escores Z, através do programa STABLEX. Encontrou-se que a fluência verbal semântica é melhor nos idosos saudáveis quando comparados aos com declínio cognitivo leve. As narrativas mostraram diferenças estatisticamente significantes entre os idosos saudáveis e os com declínio cognitivo leve nas análises de frequência de uso do vocabulário e das categorias gramaticais como um todo, e diferenças estatisticamente significantes entre saudáveis e todos os demais grupos nas análises de cada uma das categorias gramaticais. A análise do vocabulário e das categorias gramaticais permitiu identificar comprometimentos da função narrativa medida pelo tipo de vocabulário e pelas categorias gramaticais preferidas ou rejeitadas. Os resultados contribuem para distinguir as características da narrativa de idosos saudáveis, daquelas de idosos com declínio cognitivo leve ou com Alzheimer leve ou moderado, apontando alterações que possivelmente são indicadores precoces que podem ser usados para avaliar o curso temporal da doença.
Presidente - 326314 - CRISTOVAM WANDERLEY PICANCO DINIZ
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2490657 - JANARI DA SILVA PEDROSO
Interno - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES