Notícias

Banca de DEFESA: NATALIA PONTES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA PONTES LIMA
DATA: 13/02/2014
HORA: 13:30
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA
TÍTULO: Caracterização dos efeitos do extrato de folhas de Swietenia macrophylla (mogno) em modelo experimental de doença de Parkinson.
PALAVRAS-CHAVES: Parkinson, Swietenia macrophylla, Mogno, 6-Hidroxidopamina.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Caracterização dos efeitos do extrato de folhas de Swietenia macrophylla (mogno) em modelo experimental de doença de Parkinson. Estudos prévios indicam que o extrato de folhas de mogno Swietenia macrophylla possui composição química rica em substâncias antioxidantes com efeito neuroprotetor em cultura. Um dos principais mecanismos envolvidos na neurodegeração da Doença de Parkinson (DP) é o estresse oxidativo. Portanto, substâncias antioxidantes são candidatas potenciais para terapias que retardem o processo neurodegenerativo da doença. Este estudo tem por objetivo caracterizar os efeitos do extrato de folhas de mogno frente à degeneração nigroestriatal e alterações comportamentais de camundongos expostos a uma única injeção intraestriatal de 6-OHDA unilateralmente. Foi utilizado 17 camundongos machos, os quais foram submetidos à cirurgia estereotáxica para a injeção de 10μg/2μl de 6-OHDA no estriado esquerdo. Os animais foram subdivididos em 4 grupos, de acordo com a dose de extrato de mogno administrada. O extrato foi aplicado por via intraperitoneal nos 7 primeiros dias após a injeção de 6-OHDA nas doses de 0,5 (G1), 1,0 (G2) e 5,0 mg/kg (G3). O grupo controle (GC) recebeu salina a 0,9% (veículo). Foi feita análise comportamental (motricidade no campo aberto e rotações induzidas por apomorfina) antes, no 7º e no 21º dias após a cirurgia. Avaliação da neurodegeneração foi realizada através da contagem de neurônios dopaminérgicos TH+ na substância negra por estereologia. Como resultados encontramos que na análise da motricidade houve diferença estatisticamente significativa no 21º dia, onde G1 comportou-se igual ao GC, e ambos apresentaram maior motricidade do que os grupos G2 e G3. Em relação às rotações induzidas por apomorfina, no 21º dia G1 apresentou média de rotações significativamente menor do que os grupos GC, G2 e G3. Na contagem de células, G1 apresentou diminuição estatisticamente significativa na perda dos neurônios dopaminérgicos em relação ao controle. Assim, concluímos que o extrato de mogno na concentração de 0,5 mg/kg promoveu uma diminuição no número de rotações contralaterais induzidas por apomorfina, assim como uma diminuição significativa na neurodegeneração do sistema nigroestriatal, não acompanhada de uma melhora na atividade locomotora dos animais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARNALDO JORGE MARTINS FILHO
Interno - 3445467 - GILMARA DE NAZARETH TAVARES BASTOS
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 29/01/2014 11:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1