Notícias

Banca de DEFESA: PATRICIA FAGUNDES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA FAGUNDES DA COSTA
DATA: 18/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório de Genética Humana e Médica da UFPA
TÍTULO:

ISOLAMENTO E CULTIVO in vitro DO AGENTE ETIOLÓGICO DA DOENÇA DE JORGE LOBO: MORFOLOGIA, FISIOLOGIA E GENOMA COMPLETO DE Candida loboi sp. nov.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Jorge Lobo, Lacazia loboi, Candida sp, epidemiologia, morfologia, fisiologia, isolamento, cultura.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

A Doença de Jorge Lobo é uma infecção crônica, granulomatosa, que se desenvolve após a implantação traumática do fungo Lacazia loboi na pele. Manifesta-se com lesões nodulares, verrucosas e/ou queloidiformes, localizadas principalmente nos membros inferiores e pavilhões auriculares. Doença prevalente na região Amazônica e, atualmente considerada como emergente, com casos novos em outros continentes em humanos e golfinhos. Pouco se conhece sobre o L. loboi, principalmente pela impossibilidade do cultivo in vitro, dificultando a caracterização correta do agente. Este trabalho teve como objetivo isolar, cultivar e caracterizar cepas do agente etiológico da doença de Jorge Lobo provenientes de pacientes atendidos na Unidade de Referência em Dermatologia Sanitária do Estado do Pará Dr. Marcello Candia, Marituba no estado do Pará. Durante alguns anos foram acompanhados 23 pacientes, a maioria lavradores do sexo masculino, entre 14 e 80 anos de idade, com material biológico coletado por raspado dérmico e biópsia, para confirmação do diagnóstico pelo exame micológico direto e histopatologia, com posterior tratamento. O material biológico coletado foi processado para o isolamento, com a obtenção de células leveduriformes características do agente etiológico da doença de Jorge Lobo após 7 a 14 dias em meio RPMI com a enzima dispase II. Depois de 2 a 6 meses em RPMI (5% CO2, 37ºC) observamos a fragmentação das células-mãe provenientes das lesões e a presença de células leveduriformes, variando de 1 a 7 μm de diâmetro. A partir deste momento, foi possível manter as cepas do agente etiológico da doença de Jorge Lobo em meio líquido RPMI ou em ágar Sabouraud-dextrose à temperatura ambiente, onde formaram colônias pastosas, branco-acastanhadas, cerebriformes, por vezes lanuginosas. Células destas cepas foram analisadas por diferentes técnicas de microscopia óptica e eletrônica, bioquímicas e genéticas, culminando com a descrição do genoma da cepa de um paciente, logo após o isolamento enzimático e antes da diferenciação em cultura, definindo a seguinte identificação taxonômica: Eukaryota; Fungi; Dikarya; Ascomycota; Saccharomycotina; Saccharomycetes; Saccharomycetales; Debaryomycetaceae; Candida/Lodderomyces clade; Candida; Candida sp. LDI48194. A apresentação de características clínicas peculiares, associadas a aspectos morfológicos únicos, propriedades fisiológicas e genéticas que não permitem a definição de uma espécie já identificada, indicam que o agente da doença de Jorge Lobo é, na realidade, uma nova espécie, para a qual propomos a nomenclatura de Candida loboi.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350218 - CLAUDIO GUEDES SALGADO
Externo ao Programa - 983.125.888-68 - EDUARDO BAGAGLI - UNESP
Externo à Instituição - JORGE PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2320557 - JUAREZ ANTONIO SIMOES QUARESMA
Notícia cadastrada em: 16/12/2015 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1