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Banca de QUALIFICAÇÃO: FABÍOLA DE CARVALHO CHAVES DE SIQUEIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABÍOLA DE CARVALHO CHAVES DE SIQUEIRA MENDES
DATA: 18/12/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do Núcleo de pesquisa Oncologica (UNACON-HUJBB/UFPA)
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE MASTIGATÓRIA E DO AMBIENTE SOBRE O APRENDIZADO ESPACIAL E O PADRÃO DA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA EM MODELO MURINO SENIL
PALAVRAS-CHAVES: mastigação; ambiente enriquecido; reabilitação mastigatória; memória espacial; atividade exploratória.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Para medir possíveis influências da redução da atividade mastigatória e do estilo de vida sedentário na aprendizagem e memória espacial e no padrão da atividade exploratória em modelo murino senil, diferentes grupos experimentais foram submetidos à dietas de diferentes consistências e a ambientes distintos. Para mimetizar o estilo de vida sedentário e ativo, os animais foram criados, respectivamente, em gaiolas-padrão (ambiente pobre/padrão-AP) ou em gaiolas enriquecidas (ambiente enriquecido-AE) do 21º dia pós-natal em diante. No que concerne à idade, os grupos previamente mencionados foram subdivididos em dois: animais de 6 meses (6M) e 18 meses (18M) de idade. Quanto a dieta, os animais dos grupos AP e AE de 6M e 18M foram subdivididos em três grupos experimentais distintos: dieta sólida tipo pellet (Hard diet–HD); dieta em pellet seguida por uma dieta em pó, farelada (Soft diet-HD/SD); ou dieta peletizada seguida de pó e novamente pellet, (HD/SD/HD) com períodos iguais em cada dieta. Para avaliar a aprendizagem espacial, realizou-se o teste do labirinto aquático de Morris com os seguintes resultados: HD/SD-AP6M apresentou taxa de aprendizagem menor em comparação com o grupo controle (HD-AP6M) ou o reabilitado (HD/SD/HD-AP6M). Da mesma forma, o grupo HD/SD-AE6M apresentou desempenho inferior ao grupo controle (HD-AE 6M) ou ao reabilitado (HD/SD/HD-AE6M). Não se encontrou correlação entre taxa de aprendizado e velocidade de nado dos camundongos. Quanto ao padrão de atividade exploratória, os camundongos do grupo HD-AP6M dedicaram mais tempo explorando a zona central do campo aberto se comparados aos dos grupos HD/SD-AP6M, HD/SD/HD-AP6M e HD-AE 6M. Conclui-se que a redução da atividade mastigatória imposta em animais previamente alimentados com uma dieta rígida (HD/SD) prejudica a memória espacial durante o teste do labirinto aquático de Morris influenciando o padrão de exploração no teste de campo aberto.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTOVAM GUERREIRO DINIZ
Externo ao Programa - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Presidente - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES
Notícia cadastrada em: 03/12/2013 09:39
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