Notícias

Banca de DEFESA: MARIO SANTOS BARBOSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO SANTOS BARBOSA JUNIOR
DATA: 08/10/2015
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO MONTEIRO LEITE, ICS - UFPA
TÍTULO:

ALTERAÇÕES MORFO-FUNCIONAIS EM CÓRTEX ISQUÊMICO DE ANIMAIS TRATADOS COM TRANSPLANTE AUTÓLOGO DE CÉLULAS MONONUCLEARES DA MEDULA ÓSSEA.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia celular, Neuropreservação, Modulação Inflamatória, Neuroplasticidade.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Dados estatísticos apontam AVE como a segunda maior causa de morte e primeira causa de incapacidade dentre todas as demais doenças no mundo. O AVE isquêmico (AVEi) é responsável por cerca de 87% de incidência dos casos de acidentes vasculares encefálicos. Os atuais modelos para estudos de AVE baseiam-se em comprometimento cerebrovascular. Um modelo experimental, capaz de mimetizar a fisiopatologia isquêmica, amplamente utilizado, é o de isquemia induzida por Endotelina-1 (ET-1). No curso isquêmico, a inflamação atua na contenção do infarto ocasionado pelo AVEi, e em contrapartida a intensidade da resposta inflamatória influencia na neurodegeneração e consequentemente na perda funcional. A terapia celular autóloga, com células mononucleares da medula óssea, promove modulação na neuroinflamação, sendo oportuna durante um evento isquêmico para diminuição de perda tecidual e funcional. No presente trabalho, utilizamos um modelo experimental de AVEi focal para avaliar os efeitos morfofuncionais do implante autólogo de células mononucleres da medula óssea (CMMOs) sobre as alterações morfofuncionais relacionadas ao AVEi. Demonstramos, neste estudo, que os transplantes autólogos de CMMO em períodos agudo ou agudo e subagudo, de evento isquêmico, promoveram neuroproteção e modulação inflamatória capazes de repercutirem em preservação e recuperação funcional em atividades especificas. Demonstramos, também, que o tratamento reforçado em período subagudo, do evento isquêmico, foi capaz de promover aumento das melhoras morfofuncionais promovidas pelo transplante autólogo em período agudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 1804095 - MARCELO MARQUES CARDOSO
Externo ao Programa - 2153641 - VANIA CASTRO CORREA
Notícia cadastrada em: 29/09/2015 15:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2