Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR FELIPE VASCONCELOS FERREIRA REIS

DISCENTE: ARTHUR FELIPE VASCONCELOS FERREIRA REIS
DATA: 11/05/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE GOOGLE MEET

CARACTERIZAÇÃO IN SILICO DE lncRNAs E GENES LINHAGEM-ESPECÍFICOS ASSOCIADOS À REGENERAÇÃO DE ESTRUTURAS COMPLEXAS EM PEIXES

Regeneração, Transcriptoma, RNAs nãocodificantes, Genes linhagem-específicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

Peixes, salamandras e rãs são vertebrados que apresentam uma impressionante capacidade de regenerar estruturas complexas, como nadadeiras e membros inteiros perdidos por amputação. Estudos empregando diversas abordagens de análise de expressão gênica vem contribuindo para um melhor entendimento das vias moleculares envolvidas no processo de regeneração de estruturas complexas. Entre as alterações identificadas até agora no tecido em regeneração estão: ativação de oncogenes durante o fechamento da lesão; aumento de expressão de genes envolvidos no remodelamento da matriz extracelular e de genes envolvidos em desenvolvimento e diminuição de expressão de genes relacionados a diferenciação muscular. Estudos do nosso grupo de pesquisa no Laboratório de Evolução e Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará vem contribuindo para caracterizar o processo de regeneração de nadadeiras e caudas de peixes de diferentes grupos (representantes de Sarcopterígeos e Actinopterígeos) que, assim como a salamandra, são capazes de completa regeneração do apêndice perdido, embora sejam modelos menos explorados até o momento. Análises comparativas de perfil de expressão gênica, por dados de RNA-seq, indicam que em torno de 35 % dos genes superexpressos no tecido em regeneração de peixes pulmonados e de Polypterus estão também superexpressos em salamandra, indicando grande conservação do processo. Os estudos de nosso grupo reforçam a ideia de que haja um programa genético conservado de regeneração de apêndices nos vertebrados. Os dados de RNA-seq gerados são uma fonte preciosa para identificação de genes e vias envolvidas na regeneração reparativa e já se mostravam crucias para a determinação de programas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR genéticos de controle da regeneração conservados ao longo da evolução. Contudo, além disso, os dados de RNA-seq, já gerados por nosso grupo, mostram que além dos genes com alta conservação em diferentes grupos de vertebrados, há um número grande de transcritos sem ortologia aparente e que apresentam grande variação de expressão durante a regeneração. Esses transcritos podem incluir genes codificantes de proteínas linhagem específicos, ou RNAs longos não-codifcantes, que geralmente são pouco conservados e que representariam também uma classe de genes linhagemespecíficos. Alguns trabalhos já indicaram a participação de alguns desses genes no processo de regeneração, mas de modo geral, especialmente com relação aos RNAs longos não codificantes, trata-se de uma classe com pouquíssima caracterização no processo de regeneração. Nosso objetivo será, portanto, explorar os dados de transcriptomas de três modelos de regeneração de que já dispomos para identificar e caracterizar in silico genes linhagem específicos codificantes de proteína e RNAs longos não-codifcantes com expressão alterada durante o processo de regeneração de estruturas complexas em peixes. Além disso, pretendemos gerar redes de interação com base em dados de co-expressão para identificar possíveis interações entre os genes linhagem-específicos identificados e vias moleculares conservadas envolvidas no processo de regeneração. Investigar os detalhes moleculares das diferentes categorias de genes envolvidos no processo de regeneração e a potencial interação de vias conservadas com o produto de genes linhagem específicos ajudará a esclarecer as diferenças na capacidade regenerativa entre os vertebrados, e pode indicar maneiras de como ampliar a capacidade regenerativa relativamente baixa de organismos como mamíferos.

Presidente - 3066924 - JOSANE DE FREITAS SOUSA
Interno - 2260881 - RAFAEL AZEVEDO BARAUNA
Externo à Instituição - WILSON ARAUJO DA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 08/05/2021 10:57