Banca de QUALIFICAÇÃO: HAIALA SOTER SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAIALA SOTER SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: VIA WEBCONFERÊNCIA

ESTUDOS GENÉTICO-EPIDEMIOLÓGICOS VISANDO ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DE MALÁRIA NO ESTADO DO PARÁ: RIBEIRINHOS E AFRODESCENDENTES

malária; hemoglobina S; talassemia alfa; G6PD; Duffy, CYP2D6;

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Humana e Médica

A malária é um problema de saúde mundial, que apesar de todo esforço científico e tecnológico para sua erradicação, continua com altos índices de mortalidade e morbidade em áreas endêmicas. A Organização Mundial de Saúde reportou 216.000.000 casos e aproximadamente 445.000 mortes por malária a nível mundial, no ano de 2016. Na Amazônia, em particular, a malária constitui um importante problema de saúde ocasionando perdas econômicas e contribuindo para a precária condição de saúde das populações expostas. A existência de fatores genéticos do hospedeiro humano que conferem resistência para a malária tem sido bastante estudada. Atualmente sabe-se que a resistência à malária é evidente em diferentes níveis de análise epidemiológica e muitos determinantes genéticos têm sido identificados. Dentre eles, podem ser destacados: hemoglobina S, talassemia alfa, deficiências da enzima G6PD, sistema sangüíneo Duffy, óxido nítrico sintetase (NOS2-G954C), etc. Diante desse cenário, estamos propondo a investigação em Anajás e em quilombolas de Oriximiná, área de alto risco para malária, de fatores genéticos do hospedeiro humano que participam dos mecanismos de proteção inata e específica na malária, que poderão esclarecer aspectos da epidemiologia da transmissão dessa patologia. Além do monitoramento do tratamento para evitar complicações causadas pelo uso da primaquina nos pacientes portadores de deficiência de G6PD e padronizar métodos de novos métodos diagnósticos com UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR maior sensibilidade e especificidade, que terão impacto importante no controle da malária, em particular no diagnóstico de infecções mistas e na detecção de parasitemias subpatentes (portadores assintomáticos), que podem contribuir para a manutenção de focos de transmissão da malária.

Interno - 2216519 - ANDREA KELY CAMPOS RIBEIRO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1751742 - GREICE DE LEMOS CARDOSO
Presidente - 326592 - JOAO FARIAS GUERREIRO
Interno - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ