Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO GOMES TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO GOMES TRINDADE
DATA: 28/01/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência/ avaliação via parecer
TÍTULO:

ANÁLISE DAS CAPTURAS DE LUTJANUS PURPUREUS (POEY, 1866) E A VARIABILIDADE CLIMÁTICA MARINHA NA PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZÔNICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Pesca marinha; Variabilidade climática; Sensoriamento remoto.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

No Brasil, a produção de pescado possui um importante papel socioeconômico, gerando empregos, divisas e servindo como principal fonte de alimento para a população local costeira. Nesse contexto, o pargo Lutjanus purpureus, é um dos principais recursos pesqueiros explotados na costa norte brasileira, com seu desembarque ocorrendo principalmente no município de Bragança, estado do Pará. Entretanto, os últimos dados estatísticos de desembarque dessa espécie não condizem com o valor exportado, evidenciando uma subnotificação dessa pescaria. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é estudar a relação das oscilações de produção pesqueira do pargo com a variabilidade climática e marinha registrada por sensoriamento remoto. Este estudo se concentrará na Plataforma Continental Amazônica (PCA), onde atua a frota pargueira. Os dados de desembarque serão obtidos através de boletins estatísticos oficiais e em literatura especializada. Os dados meteorológicos, oceanográficos e hidrológicos serão obtidos por meio de bancos de dados globais disponibilizados pelo Departamento de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e pela Agência Nacional de Águas (ANA). Análises de ondeleta cruzada e ondeleta de coerência serão realizadas visando detectar uma possível influência remota dos fenômenos climatológicos na variabilidade da produção pesqueira do pargo bem como uma análise de redundância a fim de medir a quantidade de variação nesses dados que podem ser explicadas por um conjunto de variáveis ambientais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BEATRICE PADOVANI FERREIRA
Presidente - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo à Instituição - FÚLVIO AURÉLIO DE MORAIS FREIRE
Externo ao Programa - 1509135 - NILS EDVIN ASP NETO
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 09:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1