Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYK FERREIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYK FERREIRA DE ALMEIDA
DATA: 04/07/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório Dr.João Paulo Mendes, no prédio do ICB/UFPA>
TÍTULO: Modificações na estrutura das associações bentônicas em resposta a variações morfodinâmicas em praias arenosas da Ilha de Algodoal/Maiandeua (Maracanã-PA).
PALAVRAS-CHAVES: Macrofauna, Morfodinâmica praial, Ecologia de praia arenosa, costa amazônica.
PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO: Praias arenosas são ambientes de transição entre os ecossistemas terrestres e marinhos. São consideradas ambientes dinâmicos, com os depósitos sedimentares sendo trabalhados constantemente por marés, ondas e correntes. A morfologia das praias reflete o ajustamento contínuo da topografia e da dinâmica dos fluidos, envolvendo transporte de sedimentos, variando em função do tamanho do sedimento, da altura de quebra e período das ondas incidentes, da variação da maré e das características topográficas. A macrofauna bentônica constitui um dos componentes mais importantes da biota de praias arenosas, dado que diversas espécies servem de alimento para aves, peixes e outros invertebrados. Na costa amazônica o regime de macromarés, a alta disponibilidade de sedimentos e a alta hidrodinâmica em águas rasas favorece a ocorrência de praias arenosas com diferentes composições sedimentares e estágios morfodinâmicos. Sobre a fauna bentônica destas praias, nenhum estudo descreveu as mudanças espaciais e temporais da fauna em praias com distintos estágios morfodinâmicos. O objetivo geral do trabalho é descrever as variações espaciais (entre praias e ao longo das praias) e temporais (entre períodos climáticos) na estrutura das associações macrobentônicas de praias arenosas ao longo de um gradiente morfodinâmico na ilha de Algodoal (PA), contribuindo para o aumento do conhecimento da fauna costeira amazônica e para o entendimento do papel da morfodinâmica na estruturação de comunidades. As amostragens ocorreram e ocorrerão trimestralmente de setembro de 2011 a junho de 2013, visando coletar amostras em duas ocasiões, os períodos secos e chuvosos. Em cada ocasião serão coletadas amostras nas praias da Princesa, Farol e Caixa d`água. A amostragem terá um desenho amostral sistemático, ao longo de dois transectos perpendiculares à linha de praia. Em cada transecto a coleta ocorrerá a cada 50m (local de coleta). Serão tomadas quatro amostras para a macrofauna, utilizando amostrador cilíndrico com 10 cm de diâmetro enterrado 20 cm no substrato. As amostras serão passadas em malha de 0,3 mm e fixadas em formol a 4%. Em cada local de coleta será tomada uma amostra de sedimento, para determinação da granulometria e teor de matéria orgânica. Em cada local será mensurada a temperatura do substrato e a umidade do sedimento. Serão determinados para cada praia: o perfil da face da praial e o regime de ondas (altura e período). As análises estatísticas descritivas, uni- e multivariada serão empregadas a fim de comparar os diferentes tratamentos na análise da comunidade macrobentônica e com os parâmetro ambientais, conforme a adequação dos dados. Será determinado também o estágio morfodinâmico das praias através utilização do Parâmetro de Dean e da Amplitude Relativa da Maré.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CESAR FRANCA BRAGA
Externo à Instituição - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS
Presidente - 1355829 - JOSE SOUTO ROSA FILHO
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Notícia cadastrada em: 20/06/2013 12:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2