Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO VASCONCELOS DOS SANTOS

DISCENTE: CARLOS EDUARDO VASCONCELOS DOS SANTOS
DATA: 23/08/2021
LOCAL: Videoconferência via platarforma à distância

Mapeamento físico de DNA’S repetitivos em espécies de Loricarídeos pertencentes a subfamília Hypostominae

DNAs repetitivos, elementos transponíveis, ERV1

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A família Loricariidae (Siluriformes) é um grupo de peixes neotropicais que apresenta uma grande diversidade de espécies, e uma filogenia em constante reformulação, com muitos integrantes ainda não propriamente caracterizados. Grande parte do genoma dos organismos eucariontes é constituído por DNA repetitivo, e o uso dessas sequências como marcadores citogenéticos no estudo de peixes neotropicais, têm fornecido dados importantes sobre sua organização e diversificação, e seu papel na evolução genômica, auxiliando na identificação e caracterização taxonômica de espécies e gêneros. Para este estudo foi realizado o mapeamento físico de retroelementos ERV1, famílias multigênicas DNAr 18S, Histonas H1 e H3, snRNA U2 e microssatélite (GATA)n em espécies de loricarídeos, pertencentes a subfamília Hypostominae, com representantes dos gêneros Hypostomus (Hypostomus sp.), Hypancisrus (Hypancistrus sp. e H. zebra) e Peckoltia (P. vittata), visando observar o padrão de distribuição dessas sequências repetitivas no cariótipo dessas espécies, compará-los entre si e compreender a dinâmica genômica destes DNAs repetitivos. Os resultados obtidos revelaram que Hypostomus sp. apresenta 2n = 64, enquanto Hypancistrus zebra, Hypancistrus sp. “pão” e Peckoltia vittata apresentam 2n = 52, com fórmulas cariotípicas divergentes. O bandeamento C revelou a presença de dois ou mais pares cromossômicos apresentando blocos heterocromáticos, localizados nas regiões terminais ou ao longo de braços dos cromossomos. Quanto ao mapeamento de DNAs repetitivos, registramos a presença de sinais dispersos de ERV1, Histona H3 e (GATA)n no cariótipo das quatros espécies, com Histona H1 distribuída ao longo dos cromossomos em H. zebra, Hypancistrus sp. “pão” e Hypostomus sp., enquanto que P. vittata apresentou um cluster de H1 na região heterocromática intersticial do par 18; a maior parte das espécies apresentou um par de sinais DNAr 18S, exceto Hypancystrus sp. “pão”, com 5 clusters;  associação de sítios DNAr 18S-ERV1 foi observada em todas as espécies; o mapeamento de snRNA U2 em Hypancistrus zebra mostrou clusters terminais nos pares 1,10 e 19. A presença de pelo menos um par cromossômico com sinais de DNAr 18S em Hypostomus sp., P. vittata e H. zebra foi observada em Loricariidae e outros grupos de peixes, contrastando com Hypancistrus sp. “pão” que mostrou presença deste multigene em pares não descritos previamente. A colocalização dos sinais de DNAr 18S e ERV1 indica a interação entre família multigênicas e elementos móveis. A distribuição dispersa das sequencias (GATA)n e Histona H1 e H3 corrobora estudos anteriores, sendo, possivelmente, resultante de interferência de TEs. Quanto ao mapeamento de U2 snRNA em H. zebra, a presença de clusters em múltiplos pares cromossômicos também foi relatada em outros grupos de peixes e atribuída a ação de eventos de transposição. Os dados obtidos indicam que diversos processos como rearranjos cromossômicos e ação de TEs podem influenciar a dinâmica cariotipica em Hypostominae.

Externo à Instituição - ADAUTO LIMA CARDOSO
Externo ao Programa - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo à Instituição - MARCELO RICARDO VICARI