Notícias

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA BORGES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA BORGES DE ANDRADE
DATA: 10/05/2013
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório Dr.João Paulo Mendes, no prédio do ICB/UFPA>
TÍTULO: Histopatologia do fígado de piranhas (Serrasalmus spp.) como biomarcador da qualidade da água de uma área de mineração.
PALAVRAS-CHAVES: Peixe, histologia, biomarcador, mercúrio, Amazônia
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo A ocorrência do mercúrio (Hg) em ambientes aquáticos da Amazônia é considerada por muitos autores de origem natural, com suas concentrações iniciais geralmente não tóxicas, porém em altas concentrações eleva progressivamente a níveis subletais e letais. Substâncias tóxicas nos ecossistemas aquáticos são capazes de interagir com o organismo vivo causando múltiplas alterações que podem gerar graves consequências desde nível molecular até ecossistêmicos, o que varia de acordo com o grau de contaminação e o tempo de exposição. O rio Itacaiúnas, principal acidente geográfico da Serra de Carajás, percorre uma área de intensa atividade de extração mineral, recebendo ao longo dos anos efluentes industriais carregados de substâncias que podem se acumular na coluna d’água, no sedimento e nos peixes. Assim, objetiva-se analisar alterações histopatológicas do fígado de Serrasalmus spp. (piranha) e relacioná-las com a concentração de Hg nos tecidos muscular e hepático de Serrasalmus spp. (piranha) e no sedimento de fundo, como instrumento de avaliação da qualidade da ambiental do rio Itacaiúnas, Carajás/PA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo à Instituição - SILVANA ALLODI - UFRJ
Notícia cadastrada em: 09/05/2013 18:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2