Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA SOARES DE OLIVEIRA

DISCENTE: TATIANA SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 24/02/2015
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas SALA/LM 03

EXIGÊNCIA NUTRICIONAL DE PROTEÍNA BRUTA E TOLERÂNCIA A CONCENTRAÇÕES AGUDAS DE AMÔNIA DO ACARI Baryancistrus xanthellus, (SILURIFORMES: LORICARIIDAE)

acari amarelinho, digestibilidade, tempo de trânsito, desempenho produtivo, toxicidade aguda.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

O Acari amarelinho (Baryancistrus xanthellus) é um peixe nativo do rio Xingu e muito popular no comércio de ornamentais devido a seu porte e padrão de cor. No entanto, os espécimes comercializados são oriundos da pesca artesanal e não se tem registros na literatura de seu cultivo. A produção em cativeiro de espécies ornamentais nativas tem grandes benefícios para os produtores e para o meio ambiente, reduzindo o impacto causado pela pesca, diminuindo a pressão sobre as populações selvagens e proporcionando a manutenção dos estoques naturais. Para ter sucesso na produção comercial de peixes é necessário saber as exigências nutricionais da espécie alvo, assim como suas respostas metabólicas frente à variação nutricional da dieta e sua relação com a variação dos parâmetros de qualidade da água. Portanto o objetivo do presente estudo é verificar a digestibilidade, tempo de transito gastrointestinal (TTGI), desempenho produtivo e composição corporal do acari em dietas formuladas com níveis crescentes de proteína bruta e energia digestível, assim como verificar sua sobrevivência, parâmetros metabólicos e íons plasmáticos quando submetido a diferentes concentrações de amônia em 96h de exposição. Os experimentos serão realizados na empresa Fausto Cauhy, localizada no bairro do Tapanã. Para as determinações da digestibilidade da proteína bruta em energia digestível da dieta, ensaio do TTGI, desempenho produtivo e composição corporal serão utilizados um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x3 (níveis proteicos x níveis energéticos) e três repetições por tratamento. Para avaliar o desempenho serão verificados os seguintes parâmetros: ganho de peso, taxa de crescimento específico, consumo aparente de ração, rendimento de carcaça, conversão alimentar aparente e taxa de eficiência proteica. Na análise de composição corporal serão utilizados o fígado (índice hepatossomático e lipídeo total) e uma porção da musculatura dorsal. Para os parâmetros fisiológicos sanguíneos serão analisados a glicemia, colesterol, triglicerídeos e proteína total. Nos testes de toxicidade aguda, os acaris serão submetidos a concentrações de amônia até obtenção da LC50 por um período de 4 dias (96h). Decorrido o período experimental os animais sobreviventes serão submetidos à coleta de sangue por pulsão da veia caudal, em seguida serão retiradas amostras de tecidos (fígado, rim, brânquias e músculo esquelético), para as análises de metabólicos e enzimas. Este trabalho tem grande relevância e faz-se necessário devido à carência de informações básicas sobre nutrição de loricariideos, assim como a tolerância e a reação desses animais aos agentes tóxicos produzidos no cultivo.

Presidente - 2616204 - JAMES TONY LEE
Interno - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM