Notícias

Banca de DEFESA: MARLLEN KARINE DA SILVA PALHETA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLLEN KARINE DA SILVA PALHETA
DATA: 30/04/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório Rio Guamá do CAPACT/UFPA
TÍTULO: Participação e saberes femininos na inserção de novas espécies de pescado no mercado e na dieta alimentar dos pescadores da RESEX Mãe Grande em Curuçá/PA.
PALAVRAS-CHAVES: Palavra-Chaves: Amazônia; Pesca Artesanal; Conhecimento Tradicional.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO Este trabalho tem como objetivo principal descrever como o conhecimento tradicional da mulher marisqueira e pescadora de rio e mar, da localidade de Caratateua, RESEX Marinha Mãe Grande de Curuçá - PA, contribui na inserção e comercialização no mercado de novas espécies de pescado. Para tanto, o trabalho utiliza uma metodologia quali-quantitativa , dispondo de dados que apontam para um quadro de escassez das espécies há muito apreciadas no mercado local, assim como apresenta o conhecimento tradicional feminino sobre as espécies chaves que compõe a dieta dos pescadores como uma das formas de inserção de novas espécies no mercado local. O trabalho descreve, ainda, as espécies que foram inseridas no sistema a partir do conhecimento feminino. A coleta dos dados ocorreu no período de março a agosto de 2012. As técnicas metodológicas foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Para caracterizar a comunidade socioeconomicamente foram aplicados 76 questionários junto aos moradores. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com as pescadoras/marisqueiras da comunidade, sendo aplicados 10 questionários e no mercado do município de Curuçá foram aplicados 9 questionários junto aos vendedores de pescado. As entrevistas apresentaram as mudanças ocorridas ao longo dos anos, evidenciando a escassez das espécies tradicionais, tanto da mesa do pescador quanto do mercado consumidor. Salienta, especialmente, como a mulher apresenta um papel fundamental na inserção de novas espécies em ambos os setores, por haver uma maior percepção acerca dos recursos naturais disponíveis ao consumo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 327382 - MARIA CRISTINA ALVES MANESCHY
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 23/04/2013 19:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2