Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA
DATA: 18/04/2013
LOCAL: Instituto de Geociências/ Faculdade de Oceanografia/ Sala: QB-02
TÍTULO: Os recifes biológicos de Sabellaria wilsoni (Polychaeta: Sabellariidae) na ilha de Maiandeua-Algodoal, Pará: dinâmica dos construtores e da macrofauna bentônica associada.
PALAVRAS-CHAVES: recifes biológicos, Sabellaria wilsoni, macrofauna associada, praia arenosa, costa amazônica.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO: Os representantes da família Sabellariidae são conhecidos pela capacidade de construir tubos arenosos cimentados fixos a um substrato duro. Algumas espécies do gênero Sabellaria e Phragmatopoma formam extensos recifes biológicos, que capazes de interferir na hidrodinâmica e nas características sedimentológicas dos locais onde ocorrem. Estes recifes são habitat para um grande número de espécies, muitas das quais têm ocorrência condicionado aos recifes. Na ilha de Maiandeua-Algodoal (Nordeste do Pará), encontramos sobre afloramentos rochosos, extensos recifes arenosos formados por Sabellaria wilsoni. Os recifes estão localizados em diferentes pontos da ilha e apresentam diferentes morfologias e graus de desenvolvimento, conforme o local e período do ano. O presente projeto propôs a caracterização espacial e temporal dos recifes biológicos de S. wilsoni na ilha de Maiandeua-Algodoal, ao que se refere à dinâmica populacional de seus construtores, a arquitetura dos seus agregados e suas implicações na estrutura da macrofauna bentônica associada, numa análise conjunta com alguns fatores ambientais que comumente influenciam a comunidade bentônica em áreas costeiras. As coletas foram realizadas de maio de 2008 a abril de 2009, em áreas que pudessem abranger as diferentes morfologias dos recifes, condições de substrato e hidrodinâmica da ilha. Três machas de recifes foram escolhidas para a amostragem: 1ª) recife tipo “plataforma”, localizado em praia protegida arenosa; 2ª) recife tipo “revestimento” em praia protegida com substrato areno-lamoso; 3ª) recife tipo “cogumelo” em praia arenosa exposta. No recife em plataforma foram realizadas coletas mensais com intuito de descrever aspectos da história de vida de S. wilsoni (suas construções, distribuição espacial e temporal, período de reprodução, crescimento e estrutura populacional) e também relacionar as variações temporais da macrofauna bentônica associada com as mudanças estruturais dos recifes, flutuações populacionais de S. wilsoni e com os fatores ambientais. Nos três tipos de recifes foram realizadas coletas trimestrais, a fim de avaliar a influencia da morfologia dos recifes e condições hidrodinâmicas das praias sobre a estrutura da macrofauna bentônica associada. Nas ocasiões de coleta, além da amostragem biológica, foram realizadas coletas de sedimento (substrato arenoso e recife) para determinação da granulometria, matéria orgânica e clorofila. Amostras de água superficial também foram coletadas para determinação da salinidade e materiais em suspensão. Foram levantados junto ao Instituto Nacional de Meteorologia e Agência Nacional das Águas, dados de temperatura do ar, irradiação solar, pluviosidade e intensidade e direção dos ventos, que serão utilizados para as inferências temporais. As análises estatísticas descritivas, uni- e multivariada serão empregadas a fim de comparar os diferentes tratamentos na análise populacional (S. wilsoni) e da comunidade (macrofauna associada), conforme a adequação dos dados. Ao final do estudo, espera-se: i) uma descrição dos recifes arenosos da espécie na região, com aspectos da sua biologia e de fatores ambientais que influenciam sua população; ii) e caracterização da macrofauna bentônica associada aos recifes, determinando o papel da morfologia dos agregados, das condições hidrodinâmicas e demais fatores ambientais considerados, na estrutura espacial e temporal da comunidade. O presente estudo é um passo importante na redução do desconhecimento sobre a fauna bentônica na costa amazônica e aportarão subsídios para o entendimento do papel do habitat para o ambiente praial e das características ambientais na estruturação das comunidades biológicas costeiras amazônicas.
Externo à Instituição - CESAR FRANCA BRAGA - UFPA
Externo à Instituição - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS - MPEG
Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Presidente - 1355829 - JOSE SOUTO ROSA FILHO