Banca de DEFESA: ALAN ERIK SOUZA RODRIGUES

DISCENTE: ALAN ERIK SOUZA RODRIGUES
DATA: 30/05/2021
LOCAL: Videoconferência com avaliação via parecer

A influência do Pleistoceno na especiação do gênero Hypoclinemus (Günther, 1862): um conto não monofilético de linhagens de peixes neotropicais.

Filogeografia, Flatfish, Glaciações, Diversidade Ictiologica, Marcadores moleculares.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

No que diz respeito a biodiversidade, é possível observar que os maiores índices estão concentrados nas regiões Neotropicais, tendo a fauna ictiológica da região que corresponde América do Sul uma das mais diversas do mundo. A Ordem Pleuronectiformes é um grupo de peixes que possui características morfológicas muito distintivas e plausíveis, por conta disso, é notável o interesse de pesquisadores a fim de compreender a história evolutiva, biologia e distribuição dos indivíduos pertencentes à Ordem. Hypoclinemus mentalis originalmente descrito como Solea mentalis, foi movido a um novo gênero devido a estar presente apenas em ambientes de água doce e não salobros, como o restante das espécies do gênero Achirus, sendo a única espécie dentro do gênero. Está amplamente distribuída ao longo da América do Sul, ocupando rios rasos e bacias de água doce, tendo sua presença limitada até a porção sul do estado do Pará. O presente trabalho, tem por objetivo principal utilizar a espécie H. mentalis, como organismo modelo para estudos de biogeografia na América do Sul, testando a hipótese da presença de linhagens crípticas desta espécie associadas as principais drenagens Sul-Americanas, através de marcadores mitocondriais e nuclear além de realizar a primeira filogenia molecular com todos os gêneros validos da família Achiridae. Uma árvore de Máxima Verossimilhança foi estimada utilizando-se o RAxML e outra árvore de espécie foi estimada utilizando-se o *BEAST com o modelo de relógio molecular estrito, para análise de tempo de divergência, nós estimamos o tempo do ancestral comum mais recente (TMRCA) com o Birth-Death model como parâmetro tree prior. As nossas inferências geradas demonstraram que o gênero Hypoclinemus é válido, entretanto, não é monotípico, pois em nosso trabalho foram recuperadas quatro linhagens crípticas dentro da área de ocorrência e diferente do que foi observado em estudos prévios, o gênero Hypoclinemus demonstra maior similaridade com Apyonichthys, ambos de água doce. As nossas análises também indicaram uma possível colonização das espécies de água doce por vias que conectavam o mar do Caribe com o Lago Pebas em ~21,28ma e as diferenciações das linhagens dentro do gênero Hypoclinemus poderiam ter sido afetadas por flutuações no nível do mar acentuadas durante o Plio/Pleistoceno, demonstrando a influência das glaciações-interglaciações no padrão biogeográfico do gênero, Apesar de que nossas inferências tenham mostrados estruturações dentro do grupo, faz-se necessário uma maior cobertura amostral para compreender mais a fundo principalmente as relações filogenéticas intraespecíficas.

Externo à Instituição - CLÁUDIO DE OLIVEIRA
Presidente - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo ao Programa - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA