Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AUGUSTO RAMOS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AUGUSTO RAMOS CARDOSO
DATA: 14/03/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes no ICB
TÍTULO: Dinâmica populacional de Protothaca pectorina (Lamarck, 1818) (Bivalvia: Veneridae) e sua malacofauna associada num estuário do litoral Paraense, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: dinâmica populacional, Protothaca pectorina, malacofauna, zona intertidal, costa amazônica
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO O sarnambi Protohaca pectorina é um bivalve infaunal amplamente distribuído na costa brasileira e representa um importante recurso para a subsistência e fonte de renda para comunidades litorâneas. É uma espécie com escassas informações científicas na costa brasileira, não possuindo nenhum estudo de caráter populacional na costa amazônica. O objetivo desse estudo é investigar a ecologia populacional desse bivalve e sua associação com a malacofauna presente na zona entremarés do município de Marapanim, na costa nordeste do Pará. Serão abordados aspectos de densidade, relações alométricas, crescimento e recrutamento para espécie alvo, bem como abundância e riqueza de táxons para malacofauna associada e sua correlação com variáveis ambientais. O presente trabalho está sendo realizado na vila de Camará, município de Marapanim, próximo ao estuário do rio de mesmo homônimo (“00º 35’ 35,4” S e 47º 41’ 26,6” W), onde os indivíduos estão sendo amostrados mensalmente desde abril de 2012 e serão finalizados em abril de 2013. As amostras mensais estão sendo obtidas através de 12 amostradores quadrados de dimensões 25 cm X 25 cm, sendo 6 amostradores na zona superior e 6 na zona inferior do entremarés, os quais totalizarão em 156 réplicas ao final dos 13 meses de estudo. Em laboratório a espécie alvo está passando por lavagem, triagem e morfometria da concha em comprimento, altura e largura, e a sua malacofauna associada está sendo quantificada e identificada ao menor táxon possível, sendo posteriormente armazenada em álcool 70%. Para realizar a análise de crescimento e recrutamento as distribuições de frequências de comprimento mensais serão separadas por meio da rotina NORMSEP do programa FISAT com a designação das idades absolutas para as respectivas coortes (comprimentos) e construção da relação idade-comprimento, onde o resultado da relação idade-comprimento será utilizado para ajustar a curva de von Bertalanffy. Na análise das relações alométricas, as medidas de morfometria da concha dos sarnambis serão utilizadas na equação: Y = a + bX (1). Também será testado o coeficiente de correlação de Pearson (r), considerando-se o número de pares ordenados para se estimar o valor crítico de “r”, usando também o coeficiente de determinação R2 para representar a proporção percentual do grau de correlação dessas medidas morfométricas. Para avaliar a estrutura da malacofauna associada ao banco de sarnambi serão considerados descritores ecológicos como densidade e riqueza de táxons.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1617769 - BRUNO SPACEK GODOY
Interno - 2616204 - JAMES TONY LEE
Presidente - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Notícia cadastrada em: 07/03/2013 22:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1