Notícias

Banca de DEFESA: ANA PAULA BAÊTA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA BAÊTA FERNANDES
DATA: 27/03/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório Dr.João Paulo Mendes, prédio do ICB
TÍTULO: SUCESSO REPRODUTIVO DO TRACAJÁ (Podocnemis unifilis) (TESTUDINES, PODOCNEMIDIDAE) NO RIO XINGU, PARÁ, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Podocnemis unifilis; estrategista r; estrategista K; perda de ninhos; coleta; predação; alagamento; rio Xingu.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo As características do ambiente selecionado para oviposição tem importante efeito na probabilidade de sucesso da prole. O objetivo desta pesquisa foi investigar a distribuição espacial e as causas das perdas de ovos e filhotes de P. unifilis, na região do médio e baixo rio Xingu e rio Bacajá, Pará, Brasil, para avaliar como as características dos ambientes selecionados pelas fêmeas para a desova afetam na probabilidade de sobrevivência e na taxa de eclosão dos filhotes. As desovas de P. unifilis foram monitoradas nos trechos do médio Xingu (áreas 1, 2 e 3) e rio Bacajá (área 4) no período de 02 a 21 de setembro de 2008, durante quatro dias em cada região, e no trecho do baixo Xingu (área 5) de 17 a 27 de outubro de 2008, com um total de 10 dias de coleta. Para cada ninho encontrado, foram registradas as características ambientais locais além dos eventos de eclosão, emergência e perda de ninhos. Foram monitorados 309 ninhos, sendo 28 deles localizados em sete praias na região do Iriri, 32 em oito praias no trecho Iriri-Altamira, 67 em 25 praias na Volta Grande, 57 em 20 praias no Bacajá e 125 em seis praias no Tabuleiro. Foram detectados quatro diferentes ambientes de desova: praias, sarobais, barrancos e folhiço. Foi verificado que o período de postura teve início a montante da área de estudo, seguindo a descida do rio Xingu, até a região do Tabuleiro, área a jusante do estudo. O tamanho da ninhada registrada no estudo foi bem abaixo do encontrado em outros estudos com P. unifilis. As regiões diferiram significativamente quanto à profundidade, altura em relação à cota do rio, distância da margem do rio e da vegetação, inclinação dos ninhos e taxa de eclosão. Nos ninhos das quatro regiões do médio Xingu houve influência da profundidade e da altura dos ninhos sobre a taxa de eclosão. Já no Tabuleiro, essa influência foi relacionada ao período de postura. Do total de ninhos monitorados, 170 (55%) foram perdidos, e os ninhos com desenvolvimento completo apresentaram uma taxa de eclosão média de 82%. A principal causa de perda foi a coleta de ovos, seguida da predação, alagamento, chuva e invasão na câmara de ovos por raízes de vassourinha. A perda por alagamento e pela chuva ocorreu apenas na região do Tabuleiro. O estudo apresentou diferenças em relação a outros realizados com P. unifilis, o que demonstra a grande influência do ciclo hidrológico e das características ambientais de cada local na reprodução da espécie.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Externo à Instituição - PAULO DIAS FERREIRA JÚNIOR - UVV
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Interno - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 14/03/2013 10:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1