Notícias

Banca de DEFESA: RAFAEL PAIVA DE OLIVEIRA DIAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL PAIVA DE OLIVEIRA DIAZ
DATA: 07/03/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Lab. de Biologia Pesqueira da UFPA.
TÍTULO: As populações pesqueiras e a maricultura: um olhar sobre como frear os processo de diminuição dos recursos pesqueiros no litoral paraense - RESEX Mãe Grane de Curuçá.
PALAVRAS-CHAVES: Ecologia. Ecologia humana. Populações pesqueiras. Maricultura. Amazônia.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: RESUMO Este trabalho disserta sobre como as populações pesqueiras do litoral paraense, a partir do acesso e uso dos recursos naturais, podem contribuir para a efetivação de estratégias exitosas na diminuição da pressão sobre os recursos naturais de uso comum. Para tanto o trabalho se volta à vila de Lauro Sodré, localizada na RESEX Mãe Grande de Curuçá, Município de Curuçá, litoral nordeste do Pará. A vila de Lauro Sodré se encontra às margens do Rio Tijoca. Possui uma vegetação composta por florestas de manguezais exuberantes, o que proporciona à comunidade a atividade de extração de recursos do mangue, além de condições favoráveis à maricultura, que se estabeleceu a partir de 2006, com a criação da Associação dos Aquicultores da Vila de Lauro Sodré (Aquavila) para o cultivo de ostras. Para a coleta de dados o estudo contou com a observação direta em campo das atividades de maricultura, assim como fez uso de questionários com perguntas objetivas e entrevistas semi-estruturadas junto aos associados, no que se refere à extração e cultivo das ostras. A maricultura vem sendo utilizada como uma das estratégias adotadas pela Fundação das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO), para frear a pressão sobre os recursos marinhos de uso comum em todo o mundo. Objetivou-se neste estudo contribuir para uma reflexão sobre como as populações do litoral amazônico, a partir de suas relações com a natureza, constrói processos produtivos exitosos ou não para frear a diminuição dos recursos pesqueiros da região. Foi possível observar quanto é diverso e complexo o cenário da utilização dos recursos comuns no Município de Curuçá, mais especificamente na vila de Lauro Sodré, na RESEX Mãe Grande de Curuçá. Apresentaram-se como principais dificuldades para a efetivação do cultivo, a disponibilidade de recursos na natureza favorecendo o extrativismo e a falta de incentivo por parte do Estado. É possível perceber que estão intrínsecos ao modo de vida dos moradores locais os saberes e técnicas indispensáveis para que a maricultura se consolide como uma estratégia eficaz para frear a exploração dos recursos marinhos no litoral paraense.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo ao Programa - 177.093.002-78 - MARIO VASCONCELLOS SOBRINHO - UFPA
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 05/03/2013 11:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2