Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA SOUSA VILELA DA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SOUSA VILELA DA NÓBREGA
DATA: 26/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO: “Composição específica e distribuição espaço-temporal da abundância de Brachyura (Crustacea:Decapoda) no afloramento rochoso do estuário de Marapanim, Pará, Brasil”
PALAVRAS-CHAVES: Brachyura, diversidade, estuário, entre-marés
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo: Os crustáceos da Infra-Ordem Brachyura (caranguejos e siris) apresentam grande abundância e diversidade nos ambientes intertidais, onde desempenham funções primordiais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Portanto, este trabalho tem como objetivos identificar quais espécies de Brachyura ocorrem nos afloramentos rochosos do entre - marés do estuário de Marapanim (PA), bem como investigar a distribuição espaço-temporal da abundância destes crustáceos decápodes. Nesta perspectiva, investiga-se também a provável correlação das flutuações dos fatores abióticos como temperatura, salinidade e tipo de sedimento na variação da abundância e riqueza de espécies. O Capítulo 2 visa conhecer a estrutura populacional do caranguejo Pachygrapsus gracilis, o qual é amplamente distribuído no continente americano, porém não há conhecimento científico concernente à biologia geral da espécie. Será estimada a densidade larval, de juvenis e de adultos de P. gracilis em relação aos perfis e setores no estuário de Marapanim, assim como a correlação entre a densidade dos caranguejos com as variáveis ambientais (temperatura e salinidade).
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 017.164.879-00 - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS - MPEG
Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Notícia cadastrada em: 25/02/2013 11:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1